sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Igreja Católica abre portas ao evento «Noite Branca» - Diocese de Braga - Portugal

Concerto de sinos no centro histórico encerra edição de 2016

A Igreja Católica em Braga associou-se ao evento ‘Noite Branca’, promovido pela câmara municipal local de 2 a 4 de setembro, e encerra a edição de 2016 com um concerto de sinos em diversas igrejas.

A Camara Municipal de Braga anuncia no programa da ‘Noite Branca’ que o evento encerra com o concerto de sinos ‘Bracara Augusta’ pelas 19h30 do dia 4 de setembro, no Centro Histórico da cidade.

O município informa que pretende que Braga se torne “uma cidade feita orquestra” e decore o seu ar com “as ressonâncias e os ecos dos seus velhos sinos”.

O concerto de sinos ‘Bracara Augusta’ do músico e compositor espanhol LLorenç Barber, conta com a direção musical de Montserrat Palácios, e pretende sublinhar a união entre “música, arte e cultura” que caracteriza a programação do evento.

A Arquidiocese de Braga, na sua página na internet, destaca que para além dos concertos de sinos em várias igrejas a Igreja associa-se à festa com entradas gratuitas na Sé Catedral, no Mosteiro de Tibães e no Museu Pio XII, promove visitas guiadas e atividades para as crianças.

Segundo o programa, entre 2 a 4 de setembro, a entrada no Mosteiro de Tibães é “livre” e são promovidas diversas iniciativas como a ‘A cerca, vista à Lupa!’, uma visita noturna à cerca do mosteiro, “à descoberta da natureza”.

Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944, o mosteiro de observância beneditina, fundado nos finais do século XI em Tibães, vai apresentar também ‘Morcegos no Mosteiro’, uma visita noturna ao desconhecido e o teatro de marionetas ‘Há monges no Mosteiro’.

Já o Museu Pio XII também tem entrada livre durante os três dias do evento e promove visitas gratuitas em horários específicos; nos dias 2 e 3 de setembro dinamiza Workshops para crianças e famílias, “limitados a 15 pessoas por visita”, e um ateliê de pintura com o pintor José de Faria.

O Complexo Monumental da Sé de Braga oferece aos participantes da ‘’ Noite Branca’ a visita livre e gratuita à igreja e aos claustros e guia os visitantes pela sacristia, Sala Capitular e Coro Alto em ‘Os espaços do Cabido’.

A pensar nas crianças vai ser promovida a atividade ‘Os espaços da Sé de Braga vistos pelos mais pequenos’ com a realização de jogos didáticos, às 15h00 do dia 3 de setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destaca que o programa da ‘Noite Branca’ 2016 procura “reforçar a ligação à cidade, ao património e aos cidadãos” e oferece música, arte e cultura em mais de 70 atividades às quais associou-se a Igreja Católica.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...