Análise e interpretação do quadro: "OS SETE PECADOS CAPITAIS"
(Hieronymus Bosch)
Quadro com dimensões de 150 cm x 120 cm, de autoria do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450 - 1516), atualmente integrando o acervo do Museu do Prado, na Espanha. O homem, sob o olhar flamejante da justiça divina, deve superar o jugo das tentações e dos pecados, na certeza de que terá que prestar contas um dia a Deus de todas as suas faltas e fragilidades e, após este julgamento, será elevado à glória ou condenado à danação eterna. Usando uma iconografia bastante pessoal e fortemente pictórica, o artista delineia, num quadro único, os sete pecados capitais e os novíssimos do homem, forjando, a partir de cenas do cotidiano, valores e ações que têm repercussão direta nos tempos da eternidade.
INSCRIÇÕES
Centro: Cave cave d[omin]us videt: [Cuidado, cuidado; Deus vê (você)]
Topo: Gens absque consilio est et sine prudentia / Utinam saperent et intelligerent ac novissima providerent [Porque é uma nação insensata, desprovida de inteligência / Se fossem sábios, compreenderiam, e discerniriam aquilo que os espera] - Dt 32, 28 - 29.
Base: Anscondam faciem meam ab eis et considerabo novissima eorum [vou ocultar-lhes o meu rosto e ver o que lhes sucederá] - Dt 32, 20.
Assinatura (em letras negras, no centro da base, abaixo da faixa branca inferior): Jheronimus Bosch
Disco central (a partir da base, em sentido anti-horário): Ira / Superbia / Luxuria / Accidia / Gula/ Avaricia / Invidia [Ira / Soberba / Luxúria / Preguiça / Gula / Avareza / Inveja], tendo a figura de Jesus Cristo ao centro.
Discos laterais (do alto à esquerda, em sentido horário): Morte / Juízo Final / Céu / Inferno.
ICONOGRAFIA SETORIZADA DA PINTURA
I - IRA
II - SOBERBA
III - LUXÚRIA
IV - PREGUIÇA
V - GULA
VI - AVAREZA
VII - INVEJA
MORTE
JUÍZO FINAL
CÉU
INFERNO
Fonte: Sendarium
Nenhum comentário:
Postar um comentário