segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ofício dos mortos - Cristóbal de Morales

Texto originalmente publicado em Musica Antigua. Em 13 de setembro de 2015:



A música que eu ofereço-lhe hoje, austero em sua composição, é uma das mais emocionantes de ser ouvida. Apesar de ser polifônico, tem o calor, a simplicidade e maestria que quando a escuta tem a sensação de que você está desfrutando de uma obra-prima, mas que recebe toda a eficácia que o compositor tinha em mente quando a escreveu.

Não é a primeira vez que falamos sobre Cristóbal de Morales (1500-1553), compositor de Sevilha, que foi a figura central da polifonia da idade de ouro.

Cristóbal de Morales teve uma incrível reputação em seu tempo. Afirma o teórico musical Juan Bermudo: era a luz da Espanha na música. Suas notas (partituras) foram impressas fortemente durante sua época, em toda a Europa. Paradoxalmente, não só não é um músico conhecido, mas pouco se sabe sobre sua vida, incluindo sua data de nascimento.

Antes dele, quando era mestre de coro da Catedral de Toledo, se apresentou um jovem Francisco Guerrero, que mais tarde tornou-se um outro nome da Idade de Ouro. Os três grandes nomes da polifonia Ibérica polifonia do século XVI são: Morales, Victoria e Guerrero.

Hoje trago-lhe um fragmento do Ofício dos Mortos de Morales. Em que se nota de forma clara o estilo sóbrio e austero do compositor sevilhano.

Este Ofício dos Mortos, junto com o Requiem foi cantado no México (até que veio a fama de Morales) para a morte do imperador Carlos V em 1559.

Se conserva em um livro de coro da Catedral de Puebla, e é um exemplo extraordinário de estilo homofonico do compositor.

Hoje eu ofereço-lhe o início do ofício dos defuntos.

Especificamente o salmo 94 - Invitatório Venite exultemus com o versículo Regem cui omnia vivunt.

Como você pode ver, entre os versículos do salmo mencionado no estilo homofonico, é mencionado mudanças harmônicas surpreendentes, o versículo também muito sóbrio é inserido, apenas um pouco mais ornamentado em sua última repetição.

Aqui você tem este trabalho impressionante, um dos mais impressionantes na história da polifonia interpretada de forma menos sobrecarregada pela Capeilla Reial de Catalunya dirigida por Jordi Savall.

Texto de Pepe Gallardo



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