terça-feira, 19 de agosto de 2014

Restauração do Mosteiro de São Bento completa 10 anos em Sorocaba (SP)

Reforma começou em 2001, com a chegada do Dom José Carlos Gatti. Não há previsão para término da restauração.

mosteio_saoMosteiro de São Bento passa por reforma em Sorocaba (Foto: Reprodução/ TV TEM)
O Mosteiro de São Bento, em Sorocaba (SP) passa por uma grande restauração que já dura 10 anos. O que era uma pequena capela, aos poucos ganhou a condição de complexo religioso e educacional.
Em 2001, o monge Dom José Carlos Gatti foi transferido de São Paulo para Sorocaba para cuidar pessoalmente da obra. Desde 2001,  já foram investidos R$ 1,8 milhão nas obras. Uma verba de R$ 500 mil reais, liberada recentemente pela prefeitura, está ajudando o mosteiro a dar continuidade ao trabalho.
A igreja fechou as portas há um ano. Por enquanto a restauração é estrutural. A fase é de trocar o reboco das paredes, trocar a instalação elétrica, reforçar o telhado, tirar o cupim que os anos acumularam. ” Existe uma associação de voluntários que trabalha para a restauração do mosteiro”, conta Dom José.
A igreja de Santana foi erguida em taipa de pilão, em 1660, foi a primeira de Sorocaba. Durante o processo de restauração, algumas descobertas surpreenderam. Enquanto retiravam o reboco de uma parede, os pedreiros notaram que o material era diferente nesse trecho.
A pedido do monge, eles continuaram a remover o barro da parede, até que encontraram um buraco. Era o respiro da igreja, uma espécie de ar condicionado do século 21.
Enquanto a igreja de Santana não fica pronta, as missas são celebradas na capela de São Judas, dentro do mosteiro. Não se sabe quanto tempo a restauração vai demorar nem quanto vai custar. ” Não sei se vai durar muito tempo essa restauração, mas tenho esperança de celebrar aqui”, acredita o dom José Gatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...