sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Piso de mármore de igreja de 800 anos é descoberto para visitantes

Chão de mosaicos da Catedral de Siena levou 500 anos para ser feito.

Desenhos ficam destampados apenas algumas semanas do ano.

Interior da Catedral de Siena com o piso descoberto (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)Interior da Catedral de Siena com o piso descoberto (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)
Considerado uma obra de arte tão valiosa como o edifício onde se encontra, o piso da Catedral de Siena, na região italiana da Toscana, fica recoberto a maior parte do tempo. Apenas uma vez por ano ele é destampado e os visitantes podem apreciá-lo por algumas semanas – neste ano, esse período começou no último dia 18 de agosto e vai até 27 de outubro.
Trecho do mosaico feito pelo artista Bernardino di Betto (Foto: Divulgação/ENIT - Agência Nacional Italiana de Turismo )Trecho do mosaico feito pelo artista Bernardino
di Betto (Foto: Divulgação/ENIT )
O piso é feito de mármore com desenhos em mosaico, muitos deles representando passagens bíblicas.
Diversas gerações de artistas italianos renomados participaram de sua construção, que durou 500 anos, iniciando-se em 1300 e terminando por volta de 1800.
O pintor Giorgio Vasari (1511-1574) classificou a obra como o piso “mais lindo, maior e magnífico” que jamais foi feito.
A catedral, que tem mais de 800 anos de idade, recebe cerca de um milhão de visitantes por ano.
O ingresso custa 7 euros e inclui visita ao piso, à catedral e à biblioteca Piccolomini.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30, e aos domingos, das 9h30 às 18h.
Piso de mármore da Catedral de Siena, na Itália (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)Piso de mármore da Catedral de Siena, na Itália (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)
A catedral de Siena, conhecida como Duomo (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)A catedral de Siena, conhecida como Duomo (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)
O interior da catedral (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)O interior da catedral (Foto: Giuseppe Masci / TIPS / Photononstop/ AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...