sábado, 25 de agosto de 2012

A arte que “desfigura” Nosso Senhor


As “boas intenções” da Sra. Cecília desfiguraram a imagem de Cristo. E os artistas de hoje o que tem feito como os símbolos Sagrados?

Nesta semana vimos o caso da Sra. Cecília Gímenez de 80 anos, que tentou restaurar, por conta própria, a pintura “Ecce Homo”, obra do século 19, do pintor espanhol Elías García Martínez. Essa pintura está na parede da Igreja Santuário de Misericórdia em Borja, Espanha.

Segundo ela, ao ver que a obra estava danificada, resolveu restaurá-la “sem pedir permissão”, mas “com boas intenções”. Ela confessou o fato às autoridades.
Tal fato poderia ter passado despercebido, como tantos outros que acontecem atualmente, se não fosse a repercussão gerada desse erro inconseqüente. Na sua concepção de restauro, Sra. Cecília foi odiada por muitos e amada por tantos outros.


Esta imagem exprime a realidade da cena? Te faz ter desejo de rezar? Expressa o sacrifício de Cristo? Que impressão te causa?
E em qual desses nos encaixamos? – nos vários profissionais das artes, pintores ou restauradores enfurecidos que começaram debates sobre medidas a tomar? – nos artistas contemporâneos que viram nela um talento sobrenatural? – nos leigos que sentiram tristeza ao ver se “perder” o rosto de Cristo? – nos inimigos da Igreja que ao verem nesse pequeno erro a melhor maneira para se criar um ódio, ou qualquer outro sentimento de repúdio à figura de Nosso Senhor?

Agora as piadas em torno deste assunto tratam de esconder-nos o que está sendo feito com o Belo nas pinturas, esculturas e edifícios sacros. A face de Cristo em muitas paredes de igrejas está mais visivelmente “feia” do que a pintura da Sra. Cecília.

A face de Cristo em muitas esculturas atuais não nos remete as verdades da fé, a sã doutrina, a misericórdia de Deus. A face de Cristo nos edifícios sacros, não tem elevado as nossas almas a Deus. Ao invés de nos levarem a oração, veneração, e a instrução, através do Belo, vemos em nossas igrejas, capelas, altares, etc… o rosto sem beleza, o rosto distorcido de Cristo.

E esta imagem? Que sentimentos e que desejos coloca em seu coração?


Rodolfo Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...