domingo, 22 de abril de 2012

Igrejas de Niterói - RJ

Turistas e moradores não se cansam de admirar a beleza dos templos


Que Niterói recebe anualmente milhares de turistas de outros Estados e até de outros países, muitos já sabem. A beleza da orla, das praias, museus e teatros, fortes, fortalezas e parques não são os únicos pontos de visitação da cidade. As igrejas católicas de Niterói, que já chegam a quase 70, guardam uma enorme riqueza cultural que ajudam a remontar a história do Brasil. Nesta segunda-feira (23/04), um dos santos mais adorados pelos brasileiros, São Jorge, é festejado, e as igrejas ficam cheias.
Igreja de São Lourenço

No contexto histórico, A Igreja São Lourenço, no Ponto Cem Réis, é uma das mais antigas. Por ela, passaram nomes como os de Estácio de Sá, Mem de Sá e do Cacique Araribóia. Segundo historiadores, a igreja foi erguida em 1627. A princípio, existia uma capela cuja construção foi iniciada no século XVI pelo jesuíta Braz Lourenço. Um dos mais belos templos em estilo colonial do país foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nela, tornou-se tradição todos os anos, no dia 22 de novembro, comemorar com missa o aniversário de fundação de Niterói. Nesta data, em 1573, o Cacique Araribóia, já então batizado com o nome de Martim Afonso de Souza, tomou posse oficialmente da sesmaria.

Capela SãoLourençodos Índios

Enquanto isso, em 1627, a Capela de São Lourenço dos Índios, no alto do Morro de São Lourenço, registrava seu batismo. Em 1769, foi construída uma nova capela mais sólida, de pedra e cal, substituindo a anterior, feita com paredes de taipa e coberta de palha como as ocas dos índios. Embora simples, a Igreja de São Lourenço dos Índios, que chegou a ser um cemitério, foi elevada à categoria de matriz. A Igreja de São Lourenço dos Índios, hoje tombada pelo Iphan, é a única relíquia no gênero, lembrando a sesmaria de Araribóia.
Em 1839, fundou-se, na enseada de Jurujuba, a Sociedade Amantes da Religião, com a finalidade de construir e conservar a Capela de Nossa Senhora da Conceição, para elevá-la à categoria de matriz. Foi construída na Praia da Várzea, ao lado de uma pequena casa conventual, restaurada e então doada ao Convento do Carmo.
Um ano depois, criou-se a nova freguesia, com o título de Nossa Senhora Conceição da Várzea. As obras da igreja ainda não tinham sido concluídas e já era instalada a paróquia, no ano de 1861. A paróquia teve sua sede transferida e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jurujuba entrou em decadência. Seu teto desabou e só foi reformada em 1904.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Já a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi por duas vezes a igreja madre de Niterói, desde 1819 até 1831. Em 1820, com a reformulação da Rua da Conceição, a igreja também passou por reformas, até que se perdesse o desenho original. A primeira Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi fundada e construída pelo padre Antônio Correia com os fiéis devotos da santa, ainda por volta de 1663. Com terras doadas pelos herdeiros de Araribóia, foi matriz por um longo período, durante o qual abrigou a imagem de São João Batista, padroeiro da cidade, atualmente exposta na Catedral, que abriga o Museu de Arte Sacra.

Catedral de São João Batista

Segundo o presidente da Neltur, José Haddad, o turismo religioso e o interesse cultural em monumentos considerados históricos, representam grandes números de visitantes para a cidade de Niterói. Entre eles, as grandes festas religiosas que já entraram para o calendário da cidade como a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no mês de maio, a de São Pedro e a do santo padroeiro da cidade, São João, ambas comemoradas em junho, a de São Judas Tadeu, em outubro e a de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...