sábado, 28 de abril de 2012

Catedral São José reabre no sábado

Catedral São José reabre no sábado Após seis anos de obras de reforma e ampliação, a Catedral Diocesana São José, em Criciúma, soleniza sua reabertura no fim da tarde deste sábado, 28 de abril, com uma cerimônia civil marcada para às 18h, sob o átrio da igreja. O bispo Dom Jacinto Inacio Flach, junto aopároco Antonio da Silva Miguel Júnior, e demais sacerdotes e autoridades, fazem o descerramento da placa alusiva à reabertura.

A entrada dos fieis acontecerá ao som do órgão de tubos, peça de 1959 ampliada e restaurada na cidade gaúcha de Santa Maria. O religioso lasallista, irmão Renato Koch, será o organista. Especialista em Arte Sacra, Renato é o responsável pelas obras de reforma do ambiente e restauração de diversas peças.

Após a reabertura, haverá a celebração da Santa Missa e o templo será abençoado pelas mãos do bispo diocesano. “O que fica faltando para o ato de Consagração, que vamos ter no ano que vem, são as 12 lamparinas e 12 pequenas cruzes que serão colocadas sobre as colunas, marcando os 12 apóstolos”, informa o pároco, Antonio Júnior. Segundo o padre, a Consagração da igreja é uma cerimônia com ritual próprio, quando será depositada a relíquia de um mártir no altar principal, fixo sobre o retábulo da Catedral.

Com predominância do estilo clássico romano, a Catedral, agora com nova roupagem, apresenta novidades em seu interior aos fieis, através do novo altar principal e das novas mesas da Palavra e das credências. Um novo espaço para o Santíssimo foi desenvolvido, com o Sacrário restaurado com novo altar para ele. Outra novidade aos olhos dos fieis será a imagem do padroeiro São José, também restaurada.

Cerca de 2 mil pessoas são esperadas para a celebração. A Catedral aumentou o número de assentos de 500, para 800, sendo que os bancos também passarão por futura reforma. Mais de 800 mil reais já foram investidos, desde 2005, nas obras da igreja.

No domingo, às 10h, a Catedral São José celebra sua primeira missa dominical com a animação da Associação Coral de Criciúma.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...