sábado, 14 de novembro de 2015

ROCAILLE OU ROCOCÓ?

texto de: 

Rocaille ou Rococó?
Detalhe de boiserie em rocaille. Versaille. No centro a concha, o principal motivo do rocaille.
Detalhe de boiserie em rocaille. Versaille. No centro a concha, o principal motivo do rocaille.
Dois termos muito parecidos que podem gerar confusão, mas de extrema importância para o estudo dos interiores clássicos.
Rocaille é o termo que designa as curvas da decoração que se desenvolveu a partir do reinado de Louis XV na França. Na primeira metade do século XVIII os franceses desenvolveram um estilo próprio de ornamentação que passou a ditar as artes decorativas e também a decoração dos interiores chamado rocaille (decoração em concha). Guiado pelas linhas curvas e assimétricas inspiradas na natureza, sobretudo nas conchas de videiras cheias de nervuras, motivo principal que dá nome ao termo, também se utiliza das formas dos caules das plantas, dos ramos de flores, dos pergaminhos, máscaras, brasões de armas imaginários, buscando uma expressão artística muito mais leve e delicada em oposição ao classicismo extremamente regrado que ditou o estilo anterior, o Classicismo Barroco Francês. É possível observar o rocaille no mobiliário deste período, nos objetos de decoração, utensílios, louça, nas boiseries, estucaria, tapeçarias, etc.
Já o Rococó é a expressão máxima do rocaille expandido para a arquitetura e último estágio do Movimento Barroco. O Rococó se desenvolve na  França e é absorvido pelo Centro Europeu que o explorou substancialmente após o término da Guerra dos Trinta Anos em 1648.  Faz uso dos motivos rocaille e sustenta a delicadeza das formas e cores em uma arquitetura graciosa e curvilínea. Na França, se faz presente nos interiores, já no Centro-Europeu, inunda também os exteriores.
Esquerda: Commode. A.Gardeaux 1680 - 1715. Versailles. Direita: Pequena marquise à gondole. Loius Delanois (1731 -1792) Louvre.
Esquerda: Commode. A.Gardeaux 1680 – 1715. Versailles. Transição para o rocaille.  Direita: Pequena marquise à gondole. Louis Delanois (1731 -1792) Louvre. Com o rocaille todo o mobiliário se tornou extremamente curvilíneo.
Esquerda: Nave central da Igreja de São Paulino, Trier, Alemanha. Rococó, 1734 - 53. Direita: Gravura em papel. Alexis Peyrotte 1699 - 1769 - Smithsonian Design Museum.
Esquerda: Nave central da Igreja de São Paulino, Trier, Alemanha. Rococó, 1734 – 53. Direita: Gravura em papel representando o rocaille. Alexis Peyrotte 1699 – 1769 – Smithsonian Design Museum.
Igreja de Wies, Baviera, Alemanha. Sua arquitetura é um dos pontos altos do Rococó Alemão.
Igreja de Wies, Baviera, Alemanha. Sua arquitetura é um dos pontos altos do Rococó Alemão.
*Imagem em destaque acima: Detalhe da Igreja de Wies, Baviera, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...