sábado, 7 de novembro de 2015

Restauração da Basílica da Natividade em Belém revela belas obras de arte sacra

O Patriarcado Latino de Jerusalém elaborou um relatório sobre os avanços dos trabalhos de restauração da Basílica da Natividade em Belém, Israel, durante os quais se renovaram uma série de mosaicos para mostrar seu esplendor original. Um deles foi descoberto após ter estado sob uma capa de gesso e pintura. Os trabalhos ocorreram durante mais de dois anos.




Os mosaicos estão instalados nos muros laterais do templo e eram originalmente 12 figuras que representam anjos. Na atualidade somente se conservam sete, o último deles descoberto sob uma capa de gesso e pintura. "Os restauradores acreditam que foi coberto por medo de sua destruição ou sua queda. Em 1169, o miniaturista Basilius Pictor criou estas obras de arte e seu nome aparece sobre o terceiro anjo a partir da direita sobre o muro norte", expôs o Patriarcado Latino. "A postura de gesso do sétimo anjo data do século XIX".

O relatório resumiu alguns detalhes sobre a técnica de instalação dos mosaicos, elaborados sobre uma capa base de pedra, sobre a qual se colocava uma capa de argamassa de consistência similar à cola. Os artistas desenham sobre esta capa, incluindo as cores que simbolizavam os diferentes tipos de pastilhas (peças de pedra, cristal ou metais preciosos) que compõem os mosaicos. As peças de ouro da parte superior do muro eram inclinadas para maximizar a luz que cai sobre os observadores.

"Através dos séculos, muitas pastilhas dos mosaicos dos anjos se perderam", comentou o relatório. "Por este motivo, os restauradores estão enchendo estas partes perdidas com uma capa que eles talham para dar aos espectadores uma ideia de como se via antes".

Além disso os trabalhos nos mosaicos, a restauração também recuperou uma esquina "digna de contemplação e apreciação", onde se localizam grandes portas em frente da porta da humildade, cobertas por séculos de poeira e fumaça das lâmpadas de azeite. "As portas foram belamente produzidas com cruzes e outros elementos de ornato talhados sobre eles". As portas tem inscrições em árabe e armênio em sua parte superior. A inscrição em armênio diz: "No ano 676, a porta da Santa Mãe de Deus foi completada pelos esforços do Padre Abraham e do Padre Arachel, no tempo do Rei armênio Hithum, filho de Constantino. Que Deus tenha piedade dos autores". (GPE/EPC)



Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...