segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pinturas do século 13 descobertos na Catedral de Poitiers (França)

Por Isabelle Rivière 

Publicado originalmente em  9 de novembro, 2015 
Pinturas do século 13 em excelente estado
Pinturas do século 13 em excelente estado © Radio France - Isabelle Rivière
Estas são pinturas de qualidade excepcional que foram descobertos na catedral de Poitiers este ano: 900m² murais que datam do século 13, escondidos sob uma camada de cal do século 18. 
As cores brilhantes e desenhos em grande parte preservada. Após vários vazamentos de água no telhado do transepto sul da Catedral de São Pedro, em Poitiers foi se redescobrir estas pinturas do século 13.   Pedras danificadas devem ser substituídas.
Boa escolha! Por trás da camada de cal colocadas no século 18, provavelmente para esconder pinturas  sublime, mas também danificado ou desatualizado para os gostos da época, há cor. A simples construção de alvenaria rapidamente torna o local monumental. 

Pinturas surgiram

Temos de arranhar o cal duro com bisturi para libertar as pinturas frágeis por trás. Operação delicada. Às vezes, leva uma semana para especialistas limparem um pequeno metro quadrado pintura. E cada conta de cor. Ela limpa e protege imediatamente antes de uma restauração prevista para o primeiro semestre de 2016.
O trabalho de desenterrado começou em janeiro de 2015.   600 dos 900 metros quadrados já foram identificados,incluindo o cofre. 

Pinturas que merecem ...

Para observá-los, você tem que subir escadas de andaime, uma por uma, até 24 metros de altura. Uma vez lá, surpresa! Em cada topo do telhado, uma cena diferente do Juízo Final. 
Certamente, em alguns lugares, a pedra é exposto, a tinta havia desaparecido. Mas onde permaneceram, o que vemos é qualidade! 

Uma qualidade impressionante em mais de uma maneira

Anne Embs, é a curadora dos monumentos históricos de DRAC de Poitou-Charentes,  Direcção Regional dos Assuntos Culturais. E para ela, essa descoberta é excepcional em mais de uma maneira: 
Em primeiro lugar, a magnitude do ouvrage_. Pinturas murais de 900 metros quadrados, provavelmente fez a 4 mãos mais de uma peça.   * qualidade do design * mostra, pelo menos, dois artistas com traço seguro, sem repetição, por exemplo. 
  • A qualidade dos pigmentos: artistas usaram para vermelho o cinábrio, azurita para azul, branco de chumbo, mas também folhas de ouro e prata, como muitos  materiais preciosos.  _ Cenas raras o período gótico. Além da Coroação da Virgem, a procissão anjo que veste as coroas dos "Eleitos", e Cristo Juiz, descobrimos, por exemplo, essa representação de Abraão.
O seio de Abraão é a morada das almas puras após a morte - Radio France
O seio de Abraão é a morada das almas puras após a morte © Radio France - Isabelle Rivière
 Para financiar esse projeto, o patrocinador tinha que ser muito rico. 
"Provavelmente uma ordem real ou de um alto funcionário", segundo Anne Embs, Curadora dos Monumentos históricos de Poitou-Charentes DRAC, Direcção Regional dos Assuntos Culturais. 
Estas pinturas que datam da segunda metade do século 13 são, provavelmente, a segunda definição no lugar nesta catedral construída no século 12 em Poitiers. 
O conjunto será agora restaurado. O trabalho começa no final de 2015 para um período de 6 meses. Quanto ao custo: 800 000 €, tudo incluído (clareira, restauração de pinturas e vitrais do transepto sul), totalmente financiada pelo Estado.
Um exemplo do que será a restauração dos murais - Radio France
Um exemplo do que será a restauração dos murais © Radio France - Isabelle Rivière
 Fonte original em francês:  France Bleu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...