quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Obras restauradas pelo Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP são entregues em Turmalina | MG







Nossa Senhora do Rosrio



No dia 13 de novembro, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP realiza a entrega de peças do acervo de Turmalina, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Nesta data, a FAOP promove Ação Educativa entre os alunos concluintes do Curso Técnico em Conservação e Restauro e a comunidade de Turmalina, sob orientação do professor Raphael Dutra, com a colaboração da equipe técnica da instituição, onde serão repassadas informações sobre os cuidados com o acervo restaurado e realizada a higienização do local para o recebimento das obras, cuidados que propiciam maior longevidade aos bens.

As obras, cinco esculturas de cunho religioso, pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de responsabilidade do Pe. Ademir Versiani Lial, foram recebidas pelo Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP, e restauradas dentro do processo de Estágio Curricular. A estratégia propicia aos futuros profissionais formação consistente e segurança para os desafios do mercado de trabalho, e às comunidades parceiras tratamento adequado aos seus acervos culturais.

Após um ano e meio, período de duração do processo de restauro, as cinco obras de madeira esculpida e policromadas retornam a seus locais de origem. A alegria e a celebração com que serão recebidas pela comunidade demonstra a importância da preservação deste acervo para o patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais.

Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro

O Curso Técnico em Conservação e Restauro é estruturado de forma a oferecer ao futuro profissional a base teórico-científica e a qualificação técnica necessária para intervenções em acervos de papel, pintura de cavalete e escultura policromada. O método de ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática, onde os alunos do curso, sob orientação dos professores e apoio da equipe técnica, realizam o processo de restauração das peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...