sábado, 25 de agosto de 2012

São Genésio: Mártir e Padroeiro dos Artistas

Artista de teatro tem padroeiro? Tem sim, embora a quase totalidade da classe teatral não saiba, desconhecendo que São Genésio, celebrado todo 25 de agosto é o padroeiro dos que trabalham em teatro.
 
Dom Marcos Barbosa, monge beneditino, poeta e tradutor de várias peças, além de membro da Academia Brasileira de Letras, conta que São Genésio morreu por volta do ano 250, durante uma perseguição desencadeada pelo Imperador Deocleciano. Sua morte inspirou Henri Ghéon, teatrólogo belga - de quem Dom Marcos traduziu uma “Via-Sacra”, encenada pelo Tablado - a escrever a peça chamada “O Comediante e a Graça”, baseada na conversão de São Genésio e o martírio que a sucedeu.

Genésio era um romano com vocação teatral e deveria participar de um espetáculo onde seria feita uma paródia irreverente do batismo cristão, o que levou-o a insinuar-se no meio dos cristãos para estudar o seu comportamento e viver o papel com mais autenticidade. No fundo, queria fazer o seu “laboratório”, para brilhar em cena, mas acabou vítima do zelo artístico.

O convívio com os cristãos impressionou-o de tal maneira que, em meio ao espetáculo, sentindo-se tocado pela graça divina, improvisou e proclamou-se um cristão de verdade, negando-se a interpretar comicamente o ritual do batismo para divertir a platéia imperial. Deocleciano, em cuja homenagem se realizava a encenação, enfureceu-se, ordenando que Genésio fosse batizado ali mesmo, mas com o próprio sangue, após ser morto em pleno espetáculo.
Daí o sub-título dado por Ghéon à sua peça: “O Comediante Possuído pelo seu Papel”. E daí a escolha do mártir-ator Genésio para padroeiro da classe teatral, a qual já pertenceu, com muito orgulho, o Papa João Paulo II, ator e autor teatral na Polônia, em sua mocidade.

Jorge Leão Teixeira / Faces das Artes


São Gens de Roma (Genesio em italiano) viveu durante o século III d.C. É o santo padroeiro dos atores e dos músicos e, é invocado também, contra a epilepsia. É comemorado no dia 25 de agosto. Viveu em Roma com a profissão de ator comediante, era líder de um grupo de teatro. Foi venerado no século IV e uma igreja foi construída e, posteriormente, consertada e melhorada pelo papa Gregório III em 741, mesmo assim sua existência é duvidosa.

Catolicismo Romano

Um comentário:

  1. Sao Genésio, intercedei pela classe artística neste tempo de pandemia. Lancai um olhar Misericordioso ao pessoal de Figuração, sem trabalho, sem recurso. Rogai.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...