segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Painéis de Igreja Matriz de Aquiraz - CE vão passar por restauro

Iphan promete realizar, ainda em 2012, restauração de painéis de pintura sacra. Comunidade se articulou e levantou fundos para providenciar pintura da fachada da igreja, que tem 299 anos de fundação. Veja como estava a situação da Igreja aqui

Foto: Dayvison Teixeira
 A Igreja Matriz de Aquiraz passa por pintura na parte externa. No interior, no entanto, os problemas se somam. Do teto ao piso, passando por portas, janelas e paredes, nada escapa da deterioração do tempo.


Afinal, a paróquia de São José de Ribamar remonta ao século XVIII, tendo completado 299 anos no último dia 15. Além da pintura externa, feita pela própria paróquia, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou a restauração de painéis sacros pintados no forro sobre o altar-mor.

Preocupação antiga da comunidade local, a reforma da igreja está sendo feita por etapas, conforme padre Antônio Robério Queiroz. Ele conta que, por meio de campanha para angariar fundos, foi possível realizar a pintura do prédio, que antes apresentava aspecto desgastado e escurecido. “A comunidade está assumindo a responsabilidade de cuidar do bem.” Em fevereiro último, uma viga do forro de madeira caiu sobre alguns fiéis durante a realização de uma missa.

 Sem maiores prejuízos para os envolvidos, o problema foi resolvido de forma pontual, não havendo reforma completa. “Estamos priorizando agora a pintura externa. Com o tempo, vamos priorizar outras obras”, explica o padre. Outro fiel que quase se acidentou foi Francisco de Assis Abreu, zelador na igreja há oito anos. Francisco conta que parte dos adereços de madeira que rodeiam os painéis despencou do teto, quase o atingindo.

Bem humorado, o zelador diz que, certa vez, um rapaz apareceu na igreja oferecendo-se para pintar os painéis centenários. A oferta, claro, foi recusada. “Não pode. Tem que ser especialista”, justificou. Segundo padre Robério, a ação do Iphan no local será de grande alívio para os fiéis. “Um dos grandes sonhos da comunidade é a restauração dos painéis, que são nosso orgulho. Uma obra-prima que só tem aqui”, afirma.

De acordo Ramiro Teles, chefe da divisão técnica do Iphan-CE, sem data certa, a restauração dos painéis de Aquiraz está confirmada para começar ainda em 2012. “Estamos instruindo o projeto básico para dar início ao processo licitatório. O laudo do restaurador vem para subsidiar os trabalhos”, explica. Somente a partir da análise técnica, informa Teles, é que serão traçados orçamento, mão de obra especializada e duração dos trabalhos.

Apesar de tombada pelo Governo do Estado, a igreja foi contemplada com recursos do Iphan, órgão federal, por estar no entorno do Mercado de Carne de Aquiraz, imóvel tombado pelo instituto. “Foram destinados R$ 160 mil só para o forro da igreja”, adiante Teles. O Iphan encaminhou termo de cooperação técnica à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). “A Secult vai entrar com a logística e o Iphan com o recurso”, acrescenta.




 Outras fotos em: Galeria de Fotos

ENTENDA A NOTÍCIA

A Igreja Matriz de Aquiraz foi construída no século XVIII. O imóvel foi tombado como patrimônio histórico do Estado do Ceará em 1983, por meio do decreto estadual nº 16 237. A igreja apresenta sério desgaste em sua estrutura física.


Pesquisa sobre a Igreja Matriz
A jornalista Lúcia Galvão lançou em 2010 o livro-reportagem Painéis de Aquiraz: joias da arte popular do Ceará Colonial, fruto de pesquisa realizada durante três anos.O livro aborda as pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Aquiraz, elaboradas por autores desconhecidos, possivelmente, no século XVIII.

Livro Painéis de Aquiraz: joias da arte popular do Ceará Colonial
Autora: Lúcia Galvão
Se encontrana Secretaria da Paróquia de São José de Ribamar (avenida Santos Dumont, nº 160, Aquiraz - CE)

Fonte: O POVO on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...