terça-feira, 14 de agosto de 2012

Faculdade Dom Luciano encerra II módulo do curso de pós-graduação em História da Arte Sacra



Pintura no teto da Capela do Seminário de Teologia, em Mariana.

A Faculdade Arquidiocesana de Mariana “Dom Luciano Mendes de Almeida” promoveu, durante esse ano, o curso de pós-graduação lato-sensu em “História da Arte Sacra”. Sua realização foi de fundamental importância para a instituição que sempre se preocupou com a educação e o desenvolvimento da pessoa humana e que, por meio desse curso, pôde contribuir com conhecimento da história e dos elementos artísticos e culturais que fazem parte do patrimônio religioso.

As atividades tiveram início em janeiro com o primeiro módulo e deu continuidade em julho com a segunda etapa de formação, sob a coordenação da professora Myriam A. Ribeiro de Oliveira, doutora em Arqueologia e História da Arte pela Universidade Católica de Louvain – Bélgica.

A turma contou com a presença de alunos provenientes de várias regiões do Brasil, que aprofundaram o conhecimento e a pesquisa relativa à arte sacra e religiosa, bem como a arquitetura religiosa produzida no Brasil e no exterior, aprimorando o conhecimento intelectual referente a essas áreas através das várias disciplinas ministradas. Com vasto acervo artístico, os alunos tiveram a oportunidade de realizar visitas guiadas às cidades históricas de Minas Gerais para apreciarem a arte sacra e a arquitetura religiosa do período colonial. O contato direto com as obras de arte sacra e religiosa presentes nas igrejas e museus, possibilitou o aprofundamento teórico e prático no conhecimento transmitido em sala de aula, nas conferências e nas pesquisas desenvolvidas ao longo do curso.

A pós-graduação em História da Arte Sacra contribuiu para a capacitação de artistas plásticos, profissionais e historiadores da arte sacra. A qualificação e o vasto conhecimento do corpo docente possibilitou aos alunos o acesso, por meio das disciplinas ministradas, ao tesouro cultural e artístico produzido e mantido pelo cristianismo durante a história.

No estudo sobre a história da produção dos bens culturais da Igreja, pôde-se perceber que para o cristianismo a arte é um caminho que auxilia a contemplação da beleza e do bem supremo e infinito. “O cristianismo apresenta o mistério de um Deus que se faz homem, e a beleza, através das diversas expressões de arte, tem a capacidade de o manifestar. Manifesta-o na beleza das nossas catedrais e igrejas, manifestou-o com a linguagem da poesia e da literatura, com a música, e continua a manifestá-lo com a beleza da liturgia” (Dom Salvatore Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização).

Para a realização desse primeiro curso de pós-graduação lato-sensu em “História da Arte Sacra” em Minas Gerais e um dos primeiros do país, não havia lugar melhor e mais significativo, pois a Arquidiocese de Mariana é o berço da cultura do estado e do interior do Brasil. Foi de Mariana que se irradiou a evangelização do estado e, junto a essa, a promoção da cultura e da arte. Desde sua criação, essa é a missão assumida por essa Igreja Particular: evangelizar, promovendo a cultura, a educação e o desenvolvimento humano. A fé e a arte sempre caminharam juntas nesses três séculos de história da arquidiocese primaz, que por meio de sua ação eclesial, legou uma cultura rica em suas manifestações artísticas e em suas tradições religiosas e culturais que atravessaram gerações e que chegou até a atualidade. Para os pós-graduandos, o conhecimento dos bens culturais tangíveis e intangíveis os conscientizou ainda mais, para um maior cuidado com esse rico patrimônio de fé e cultura que se tornou não apenas patrimônio de um grupo religioso, mas da humanidade.

A Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), através dessa iniciativa, fez um grande bem à sociedade ao promover esse curso, pois como instituição arquidiocesana ela contribui com a “Igreja, mestra da vida, que não pode deixar de assumir também o ministério de ajudar o homem contemporâneo a reencontrar a admiração religiosa diante do fascínio da beleza e da sabedoria, que deriva de quanto a história nos transmitiu” (João Paulo II, Discurso de 25 de Setembro de 1997, op. cit., n. 4. Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja).
Em janeiro de 2013 a FAM iniciará a segunda edição do curso de pós-graduação lato-sensu em “História da Arte Sacra”. A pré-inscrição poderá ser efetuada a partir de 3 de setembro até 30 de novembro através do e-mail fam.mariana@gmail.com. Mais informações por e-mail ou pelos telefones: (31) 3558-1439 e (31) 9991-6966.

Conferências sobre Arte Sacra em DVD

A Faculdade Arquidiocesana de Mariana está disponibilizando um DVD contendo uma série de conferências sobre arte sacra, que foram proferidas durante a realização do primeiro módulo, em Mariana, em janeiro deste ano. Interessados podem dirigir os seus pedidos à secretaria da Faculdade pelo e-mal fam.mariana@gmail.com, ou pelo telefone (31) 3558-1439. Confira o conteúdo de cada um deles:

1. Tema: A História da Arte Sacra – Aleijadinho e o Santuário de Congonhas / Profª. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
2. Tema:
Ouro Preto e a Arte Sacra – Dr. Ângelo Oswaldo Araújo Santos
3. Tema:
Legislação Eclesiástica – Dr. Ivo Porto de Menezes
4. Tema:
Arquitetura Religiosa no Brasil – Revestimentos Internos – Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
5. Tema:
Arte Sacra – A política de prevenção e o risco de perdas – Dr. Roque José de Oliveira Camêlo

Colaborou: Luciano da Silva Roberto
Seminarista da Arquidiocese de Mariana

Pós-graduando em História da Arte Sacra – FAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...