segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Museu Aleijadinho

Igreja São Francisco de Assis: Largo de Coimbra, s/n° – Centro
+55 (31) 3551-661 | Ter-Dom: 8:30-12h/13:30-17h.
R$10,00/5,00 meia entrada. Atualmente as peças estão na Igreja São Francisco de Assis. As Igrejas de N. Sra. da Conceição e de N. Sra. das Mercês (de baixo), que compõe o Circuito Museu Aleijadinho, encontram-se, temporariamente, fechadas para visitação.
www.museualeijadinho.com.br





O Museu Aleijadinho possui um acervo de peças de arte sacra e documentos. A denominação do museu é uma homenagem ao mestre Aleijadinho. Entretanto, o espaço abriga também peças de outros artistas. O museu funciona em um circuito que abrange três igrejas históricas de Ouro Preto: São Francisco de Assis; N. Sra. das Mercês e Perdões e N. Sra. da Conceição, local de sepultamento do Aleijadinho, onde estão anexas as salas de exposições de longa duração do museu. No trono do altar-mor encontra-se a imagem de N. Sra., esculpida em tamanho natural, as colunas salomônicas desse altar foram executadas por mestre Felipe Vieira, entre 1760 e 1765. 

Na Igreja de São Francisco, obra prima de Aleijadinho, merecem destaque dois púlpitos esculpidos por ele em pedra sabão, datados de 1771, onde o artista incrustou as figuras de quatro evangelistas e, ao centro, a figura de Jesus Cristo pregando no Mar de Tiberíades, sobre uma barca. Manuel da Costa Ataíde foi o pintor responsável pela decoração desta igreja; no teto, ele representou a Assunção de Nossa Senhora, o rei Davi aos pés da santa, cantando ao som de harpa e uma revoada de anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...