quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Depois de um ano, obra volta à Igreja

Por Ranieri Moriggi





Obra retornou ao santuário no início do mês. Foto: Reprodução

Passados mais de 12 meses fora, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia retorna ao seu lugar no primeiro santuário mariano do Rio Grande do Sul, localizado em Pinto Bandeira. A obra, de 120 anos, uma reprodução exata (fac-símile) do quadro original, foi trazida pelo padre italiano Luiz Segale, em 1897 e entregue à comunidade. O quadro com a imagem da padroeira do município, que tem 80cm de altura x 61cm de largura foi devolvido à comunidade durante as festividades em honra à santa, no início do mês e teve a pintura totalmente restaurada. Segundo a direção da Igreja, o processo era necessário, devido ao longo tempo de sua existência.

De acordo com o pároco Luiz Antonio Mascarello, o objetivo da restauração foi recuperar a tonalidade original da imagem, que ao longo do tempo foi se desgastando. “Com a ação dos anos, o quadro foi perdendo suas características originais, a pintura mudando de tonalidade, além de rupturas e sujicidade foram compondo a tela”, explica. “Diante disso, achamos necessário realizar o processo, afinal queríamos preservar esse presente do padre Segale à nossa comunidade”, afirma Mascarelo.

O processo, coordenado pelo frei capuchinho Celso Bordignon, diretor do Museu dos Capuchinhos de Caxias do Sul e membro da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Caxias do Sul e pela auxiliar Renata Cemin, iniciou em julho de 2015 e foi concluído em novembro do mesmo ano.

De acordo com nota do padre Bordignon, foram realizados processos para a remoção das repinturas, consertos, reforço das bordas, além de restituir as propriedades originais à pintura. “Durante o restauro, foram constatadas rupturas, sujeiras e também retoques feitos com tintas não adequadas, além da inserção de cores que não existiam na pintura original”, explica.

Conforme Mascarello, a preocupação principal era manter os traços e a originalidade da obra vinda da região italiana de Gênova, de autoria do italiano Casazza, pintada entre os anos de 1875 a 1897.

História do quadro
Em 25 de agosto de 1897, padre Luiz Segale embarcou no Porto de Gênova, na Itália, carregando uma cópia do quadro original, venerado no Vale Pompéia. Pouco mais de 20 dias após o início da viagem, Segale chegou ao Brasil, rumando à Porto Alegre. Em 10 de outubro daquele ano, o quadro foi abençoado pelo Monsenhor Diogo da Silva Laranjeira, vigário geral da Arquidiocese de Porto Alegre.

Em 16 de outubro de 1897, o padre italiano chega à Pinto Bandeira, trazendo consigo, o quadro que foi colocado à veneração pública. Desde a sua chegada, a obra de arte permanece exposta no santuário, acolhendo peregrinos, romeiros e devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...