terça-feira, 3 de outubro de 2017

Exposição: Relíquia - Transcendência do Corpo



Abertura da Exposição Relíquia Transcendência do Corpo, dia 7 de Outubro no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

NOVA MOSTRA DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO EXIBE RELÍQUIAS INÉDITAS


Relicários, tecas, medalhas, estampas e outros objetos contam a História do mundo ocidental

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe "Relíquia: Transcendência do Corpo", com curadoria de Ario Borges Nunes Junior e Beatriz Vicente de Azevedo. A exposição é composta por cerca de 300 peças e retrata os 21 séculos da era cristã, a partir de um fragmento da cruz em que Jesus foi crucificado, passando por todas as fases da História, até a relíquia de S. João Paulo II, falecido em 2005.

Para a Igreja, o termo “relíquia” designa os restos mortais de santos reconhecidos oficialmente por ela, além dos objetos que pertenceram a eles ou estiveram em contato com seus corpos. Desde a antiguidade cristã, as relíquias dos mártires eram consideradas pelos fiéis como mais valiosas que as pedras preciosas e mais estimadas que o ouro. Para Ario Borges Nunes Junior, o interesse pelas relíquias foi decorrente de um ímpeto adolescente e do intenso estudo sobre a vida dos santos, personagens que desde sempre chamaram sua atenção. A origem de seu acervo remonta o ano de 1976, quando começou a fazer contato com as congregações religiosas, guardiãs da memória material dos seus membros mais ilustres não só no Brasil, mas também em outros países. Em suas palavras: "A formação de psicanalista me fez constatar que aquele interesse adolescente genuíno sobre os santos poderia se transformar em uma transbordante fonte de reflexão sobre a natureza humana".

Esta nova exposição do Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta a História do mundo ocidental por meio desses objetos, elementos materiais que testemunham, ainda que minimamente, uma conjunção de histórias. A curadora Beatriz Vicente de Azevedo comenta: "A exposição 'Relíquia, Transcendência do Corpo' é motivo de orgulho para a cidade de São Paulo. É inacreditável e admirável que seja possível encontrar na nossa cidade um acervo tão rico e tão completo de relíquias que vão desde os primórdios do Cristianismo até os dias atuais. Visitar a exposição é a oportunidade de fazer um verdadeiro mergulho na História do mundo ocidental, tendo como base a Igreja".

Exposição: “Relíquia: Transcendência do Corpo”
Curadoria: Ario Borges Nunes Junior e Beatriz Vicente de Azevedo
Abertura: 7 de outubro de 2017, sábado, às 11h
Período: 8 de outubro de 2017 a 8 de janeiro de 2018
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo -www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h (bilheteria das 9 às 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados 


Técnicas: Relicários, tecas, medalhas, estampas e outros objetos
Número de obras: Cerca de 300

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...