segunda-feira, 8 de maio de 2017

Exposição sobre Nossa Senhora começa hoje no Museu Dom Paulo Libório

A exposição Mariana - Virgem de Fátima, Mãe de Misericórdia fica durante todo o mês de maio.

O mês de maio tem uma forte conotação mariana na vida espiritual do povo católico, também por ser comemorado o mês das mães é muito comum festejar e coroar a Mãe Celeste. Contudo, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório inicia hoje (08) a Exposição Mariana - Virgem de Fátima, Mãe de Misericórdia com objetos religiosos que simbolizam a religiosidade através da arte. 
O museu, inaugurado em 15 de agosto de 2011, foi o local da última moradia de Dom Paulo Libório, primeiro arcebispo teresinense. Há seis anos presenteando o povo local e turistas, a casa tem um rico acervo de objetos artísticos e religiosos, sendo um importante espaço cultural teresinense. Com cerca de 2.000 peças dos séculos XVII a XX, o acervo do museu é composto com imagens sacras, alfaias, oratórios, paramentos e mobiliário.
O espaço surgiu da junção de alguns pertences da Arquidiocese da cidade e de doações feitas por colecionadores da comunidade. Entre as peças mais visitadas estão uma Nossa Senhora do Carmo em madeira policromada e um cristo flagelado, articulado e com olhos de vidro. Ambas imagens do século XVII. Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Luis Carlos Alves, a exposição de maio é uma homenagem mais que especial para aquela que é modelo para todas as mães. "Essa é uma exposição muito especial e válida de ser visitada por todos, pois celebra o mês de visitação da maior mãe que conhecemos. Podemos observar objetos riquíssimos e repletos de história da nossa cultura", disse.
O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório funciona da Rua Olavo Bilac, 1481, de segunda a sexta-feira, das 09 h às 17 h. A entrada custa apenas R$ 1,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...