domingo, 14 de maio de 2017

Canto Gregoriano é difundido através de novo aplicativo na internet.





Os Oblatos de São José, comunidade fundada por São Giuseppe Marello, elaboraram ‘Square Note’, um novo aplicativo para dispositivos móveis centrado em apoiar a difusão do canto gregoriano. Com uma biblioteca de 600 canções e um reprodutor que ensina a ler as partituras próprias do gregoriano, o recurso se apresenta como uma das maneiras mais econômicos de apoiar o trabalho dos coros, paróquias e fiéis interessados na música sacra.

O aplicativo mostra as partituras de maneira rápida e com opções de aumento de tamanho e navegação para servir durante o canto e conta com um notável repertório organizado por tempos litúrgicos e coleções, sobre o qual se pode levar a cabo buscas de texto na letra completa. Entre os cantos disponíveis estão os Próprios da Missa e das temporadas, tanto para a Forma Ordinária como para a Forma Extraordinária, Próprios para as Solenidades e Festas Maiores, 18 Missas tradicionais e 6 credos, antífonas marianas (em formas simples e solenes) e antífonas e hinos variados.

As melodias registradas nas partituras podem ser reproduzidas de forma que se podem ouvir os tons do canto e aprender a ler as partituras (que segundo os desenvolvedores são muito mais simples de aprender que o que as pessoas normalmente pensam), com a possibilidade de ajustar tanto o tom como a velocidade da reprodução.

O aplicativo recebeu comentários positivos nos fóruns especializados em música sacra, especialmente pela possibilidade de contar com os repertórios acessíveis em todo momento e fáceis de localizar, sendo o acréscimo de peças particulares a principal sugestão de desenvolvimento para os promotores. O Padre Matthew Spencer, da comunidade dos Oblatos de São José afirmou que a coleção de música irá se ampliando paulatinamente, na medida em que se esclareceram algumas dúvidas sobre os direitos do autor de peças que estão por incluir-se. (EPC)

Fonte: gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...