segunda-feira, 22 de maio de 2017

1º Simpósio de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural promovido pelo Regional Leste 1 da CNBB



Nesse final de semana foi realizada o 1º Simpósio de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural promovido pelo Regional Leste 1 da CNBB com presença de conferencistas da CNBB, IPHAN, BNDES e da UCP. Foi realizado na cidade de Petrópolis, e contou com as presenças do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta; o Arcebispo de Nitéroi, D. José Francisco; o Bispo de Juiz de Fora, D. Gil Antônio Moreira; o Bispo de Petrópolis, D. Gregório Paixão e D. Tarcísio Nascente nosso querido Bispo.

O Simpósio teve como objetivo contribuir para a formação de agentes interessados na valorização e promoção e salvaguarda do patrimônio artístico e cultural, além promover a interação e troca de experiências, metodologias e estudos, envolvendo todos os campos da preservação e oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

Entre os mais importantes temas abordados para a preservação patrimônio cultural foram, os avanços, retrocessos e perspectivas; normativas para a aprovação de projetos junto ao IPHAN; aquisição de recursos junto às entidades de fomento cultural e a elaboração e apresentação de projetos culturais às leis de incentivo à cultura.

A nossa diocese não poderia estar de fora e foi muito bem representada, além da presença de nosso Bispo D. Tarcísio, estiveram presente os seminaristas e membros da Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras.


Três dioceses unidas para a preservação de seus Patrimônios artísticos e culturais.
Membros das comissões de patrimônios das dioceses de Petrópolis, Duque de Caxias e Campos dos Goytacazes na interação e troca de experiências de seus estudos e trabalhos desenvolvidos nas suas dioceses.

Um comentário:

  1. Além de preservar o patrimônio o povo de Deus precisa de mais coisas bonitas. Cansamos de igrejas e obras de artes esquisitas, a la Niemeyer, sem beleza, modernosas, feias, bizarras, vazias.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...