domingo, 22 de maio de 2016

Museu de Arte Sacra junta artistas regionais em mostra com o tema ‘Paisagens – A Presença do Religioso’ (Funchal - Portugal)

dia-doa-museus-014.jpg.jpeg

Fotos: Rui Marote
‘Paisagens – A Presença do Religioso’ é como se intitula a exposição que a partir do dia 19, pelas 10 horas, estará patente ao público no Museu de Arte Sacra do Funchal, na sala de exposições temporárias, integrada nas actividades que assinalam o Dia Internacional dos Museus. Realizada sob orientação e coordenação do artista Martinho Mendes, responsável pelos Serviços Educativos do Museu de Arte Sacra, esta mostra junta vários artistas regionais.
São eles Carmen Silva, David Francisco, Fabian Contreras, Flávio Nuno Joaquim, Helder Folgado, Henrique Leal, Hugo Olim, Joana Sousa, João Almeida, José Sousa Monteiro, Juan Abreu, Lucilina Freitas, Patrícia Henriques, Pedro Freitas, Ricardo Sousa, Sandra Boloto, Sílvio Cró e Tiago Perestrelo.
dia-doa-museus-009.jpg.jpeg
A celebração desta efeméride propõe para este ano o tema ‘Paisagens Culturais’, num desafio à promoção de uma ampla reflexão nas instituições museológicas, sobre as diversas interacções dinâmicas existentes entre territórios geográficos e as comunidades estabelecidas em diferentes lugares.
“Partindo da identidade artística e simbólica que o configura, o Museu de Arte Sacra do Funchal propõe aqui um encontro dialogante que junta algumas peças da sua colecção, de arte e arquivo documental, com a produção artística de criadores regionais”, sublinham os responsáveis por esta exposição.
dia-doa-museus-007.jpg.jpeg
“Com um pé na contemporaneidade, a estratégia expositiva aqui adoptada, cria uma outra percepção museológica, uma nova visualidade dos elementos, uma reconfiguração antropológica da paisagem”, é referido na folha de sala que estará disponível ao público visitante.
A exposição que a partir do dia 19, poderá ser visitada proporciona uma revisitação das linguagens e da iconografia para, de múltiplas formas, mostrar como o religioso pode reconfigurar espaços e vivências, resgatados pelo simbólico da sua materialidade pura: a paisagem religiosa é uma paisagem cultural.
Consciente de que uma abordagem às suas colecções de arte sacra implica sempre uma rememoração dos contextos vivenciais de cada comunidade em torno das imagens e do sagrado, o museu torna mais específica a sua abordagem através da indagação do papel do religioso na percepção geográfica e construção cultural do território insular: a humanização da paisagem que, ao longo dos séculos, se fez por investimento material e cultural na modelação de espaços e formas de vida, integrou nesse processo a dimensão activa da linguagem da crença e das tradições, deixando-nos hoje perceber a contaminação do cultural pelo religioso e o papel incontornável da fé cristã, na sua vertente de religiosidade popular, na construção mais profunda – herança, vivências, memória – da identidade insular, escreve-se na dita informação disponibilizada ao público.
dia-doa-museus-011.jpg.jpeg
Uma sessão documental intitulada ‘O Museu, a paisagem e o território’ proporcionará ao público, entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h30 e as 17h30, uma sessão diária de visualização de documentários realizados entre 1996 e 2011, que pertencem ao arquivo do Museu de Arte Sacra. Nos mesmos, a instituição e respectivas colecções são abordadas no âmbito da paisagem cultural da ilha.  Estes documentários serão exibidos na sala direita da torre do Museu de Arte Sacra do Funchal.
Por outro lado, será realizada, no horário entre as 10h30 e as 12 horas e as 14h30 e as 16 horas, uma visita orientada designada ‘Paisagem: um conceito caleidoscópico’, que pretende abordar as relações entre cultura e paisagem, através das abordagens de diálogo entre arte antiga e arte contemporânea. A entrada é livre, mas tem de ser realizada inscrição prévia na recepção ou através do email masf@netmadeira.com ou pelo telefone 291 228 900.
dia-doa-museus-016.jpg.jpeg
Também entre as 16 e as 17h30, será realizada uma visita orientada à exposição temporária no primeiro andar, de trabalhos desenvolvidos por alunos finalistas do curso de Design da Universidade da Madeira, no âmbito do design de espaço e museografia das salas 1 e 2 do primeiro piso. Mais uma vez, a entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia na recepção ou através do email ou telefone supracitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...