Sua inspiração inicial, como artista escultor e entalhador autodidata, veio do próprio ambiente onde vive e trabalha. É dele a imagem de São Francisco que foi presenteada pelo governo brasileiro ao Papa Francisco, por ocasião de sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. Petrus, que produz arte sacra desde 1970, já teve seus trabalhos expostos em grandes museus brasileiros e cidades como Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São José dos Campos, entre outras.
O prestígio do artista é incontestável. Sua exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, por exemplo, permaneceu aberta por oito meses, atestando o interesse do público e da crítica pelos seus trabalhos. Para a exposição em Rio Claro, a Secretaria Municipal de Cultura trará 50 obras do artista, representativas de toda a carreira de Petrus. “É uma oportunidade muito especial para que o público rio-clarense e de toda a região tome contato com a arte sacra brasileira, muito conhecida e prestigiada no País e no exterior”, afirma a coordenadora do Casarão da Cultura, Ilídia Faneco.
“A exposição está incluída no calendário de eventos em comemoração ao aniversário da cidade e proporcionará ao público uma experiência ímpar, permitindo o seu acesso a valiosos bens artísticos e culturais de nosso patrimônio” observa o secretário municipal de Cultura, Sérgio Desiderá. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio cultural do Class Hotel e do Antiquário Cia. do Tempo.
“As exposições de Hélio Petrus são raras”, informa a curadora Léa Maria de Sales Cunha. “Petrus é um dos poucos artistas que ainda trabalham a madeira no estilo barroco”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário