terça-feira, 24 de maio de 2016

Exposição de Arte Sacra é atração no Casarão da Cultura em junho

O Casarão da Cultura abrirá no dia 2 de junho, às 19 horas, a Exposição Hélio Petrus no Casarão – Arte Sacra Neobarroca, que ficará aberta ao público até 12 de junho, de segunda a sábado, das 9 às 21 horas, com entrada franca. O artista, natural de Mariana (MG) é um dos escultores mais prestigiados do Brasil, com reconhecimento internacional. Muitas de suas obras estão nas mãos de colecionadores brasileiros e do exterior.

Sua inspiração inicial, como artista escultor e entalhador autodidata, veio do próprio ambiente onde vive e trabalha. É dele a imagem de São Francisco que foi presenteada pelo governo brasileiro ao Papa Francisco, por ocasião de sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. Petrus, que produz arte sacra desde 1970, já teve seus trabalhos expostos em grandes museus brasileiros e cidades como Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São José dos Campos, entre outras.

O prestígio do artista é incontestável. Sua exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, por exemplo, permaneceu aberta por oito meses, atestando o interesse do público e da crítica pelos seus trabalhos. Para a exposição em Rio Claro, a Secretaria Municipal de Cultura trará 50 obras do artista, representativas de toda a carreira de Petrus. “É uma oportunidade muito especial para que o público rio-clarense e de toda a região tome contato com a arte sacra brasileira, muito conhecida e prestigiada no País e no exterior”, afirma a coordenadora do Casarão da Cultura, Ilídia Faneco.

“A exposição está incluída no calendário de eventos em comemoração ao aniversário da cidade e proporcionará ao público uma experiência ímpar, permitindo o seu acesso a valiosos bens artísticos e culturais de nosso patrimônio” observa o secretário municipal de Cultura, Sérgio Desiderá. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio cultural do Class Hotel e do Antiquário Cia. do Tempo.

“As exposições de Hélio Petrus são raras”, informa a curadora Léa Maria de Sales Cunha. “Petrus é um dos poucos artistas que ainda trabalham a madeira no estilo barroco”, acrescenta.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...