sexta-feira, 15 de abril de 2016

Curso Livre: Iniciação à peritagem de prataria religiosa no Brasil


O Museu de Arte Sacra promove um Curso Livre sobre o tema "Iniciação à peritagem de prataria religiosa no Brasil", com o Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

Resumo e objetivos:
Pretende-se analisar em conjunto a prataria dos séculos XVIII a XX, portuguesa e brasileira, a partir da rica coleção de peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo, na sua dimensão formal e técnica. Na parte teórica-prática, haverá o contato com a dimensão estilística e técnica, recorrendo a imagens dos objetos, a vídeos elucidativos e a indicações para distinguir centros produtores, por meio da análise das punções. 
Na parte prática, a partir da visualização in loco dos objetos de prata do museu, participarão do processo de peritagem individual de forma a poder, no tempo disponível, aprender a datar e a identificar os objetos deste período e os seus elementos identitários.
DOCENTE: Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa - Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Departamento de Arte e Restauro, o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Autor de diversos livros sobre Artes Decorativas; leccionou dezenas de cursos livres sobre temáticas ligadas às Artes e Ambientes Decorativos Históricos.

PROGRAMA
I. Parte teórica
1 – QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1.1. Conceito de peritagem 
1.2. Peritagem em prataria: conceito e instrumentos de trabalho
1.3. Conceitos introdutórios ao estudo da prataria luso-brasileira
2 – OS “AGENTES DA PRATA” E A DISTINTA LIGAÇÃO À PEÇA: DO COLECIONADOR AO ANTIQUÁRIO, DO MUSEOLÓGO AO ACADÊMICO, DO LEILOEIRO AO OURIVES; DO CONSERVADOR AO AVALIADOR.
3 – DESCRIÇÃO DE PEÇAS DE PRATARIA (SOBRETUDO RELIGIOSA)
4 – TIPOLOGIAS DE PRATARIA RELIGIOSA NO BRASIL
5 – CENTROS PRODUTORES E SUAS DIFERENCIAÇÕES
5.1. São Paulo
5.2. Rio de Janeiro
5.3. Salvador da Bahia
5.4. Lisboa e Porto
5.5. Braga e Guimarães
6 – IDENTIFICAÇÃO ESTÉTICA NA PRATARIA RELIGIOSA EM NO BRASIL E EM PORTUGAL
6.1. Estilo Românico
6.2. Estilo Gótico
6.3. Estilo Manuelino
6.4. Estilo Renascença
6.5. Estilo Maneirista
6.6. Estilo Barroco
6.7. Estilo Rococó
6.8. Estilo Neoclássico
6.9. Estilo Naturalista 
6.10 Revivalismos
6.11. Eclectismos
6.12. Arte Nova
6.13. Art Déco
6.14. Correntes pós Arte Nova
6.15. Prataria contemporânea
7 – MARCAS DE POSSE, HERÁLDICA DE FAMÍLIA E RELIGIOSA, ETC.
8 – TÉCNICAS UTILIZADAS EM PEÇAS DE PRATARIA
9 – MARCAS: ENSAIO (ENSAIADOR E CONTRASTARIA), OURIVES, CASA DE OURIVESARIA E POSSE. OS “PSEUDO-CONTRASTES” DO BRASIL E O SEU ENQUADRAMENTO
II. Parte Prática
Com base no estudo e observação de peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo:
  1. DISTINÇÕES ESTILÍSTICAS E TIPOLÓGICAS
  2. PEÇAS RELIGIOSAS E SUAS FUNÇÕES
  3. APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS
  4. MARCAS DE ENSAIO E DE OURIVES
  5. APRECIAÇÃO CONSTRUTIVA TIPOLÓGICA (ESTUDOS DE CASO)
  6. COMO DATAR QUANDO NÃO HÁ MARCAS?
  7. ENTRE A PEÇA E A BIBLIOGRAFIA CIENTÍFICA
O alunos deverão trazer um conta-fios (ou lupa de bom poder de aproximação) para a atividade.

Quando: dias 9, 10 e 11/05
Horários: (10 vagas cada turma)
                • 1ª turma: 9h30 às 12h30 
                • 2º turma: 14h às 17h 
Carga horária: 09 horas
Valor: R$ 300 (à vista) ou R$ 350 (02 vezes) 
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br 
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 - Luz | Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...