Pintura que pode ser do Mestre Ataíde é encontrada em Mariana. (Foto: Douglas Couto/Prefeitura de Mariana)
Duas pinturas centenárias foram descobertas durante os trabalhos de restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a prefeitura da cidade, as obras podem ser de Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde, ou do filho dele, Francisco de Assis Pacífico da Conceição, que o ajudava.
Ainda segundo a administração municipal, as obras estavam sob uma camada de tinta e foram encontradas nesta quarta-feira (2) por um técnico em restauração Mayco Ferreira Gomes. “É momento máximo para um restaurador, quando você encontra uma pintura que está oculta há mais de 100 anos. É um presente. Enriquece muito o cenário artístico”, disse o responsável pela restauração da igreja, Adriano Reis Ramos.
Ele afirmou que as pinturas com anjos, flores e folhagens estão bem conservadas. Ramos acredita que se trata de uma obra do século XIX. “É uma novidade. A gente está supondo que esse anjo foi feito pelo filho dele. Ninguém sabia que Ataíde tinha um filho e que trabalhava com ele”, contou. Nascido em 1762, Mestre Ataíde trabalhou com o Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Adriano Reis falou que as figuras foram encobertas por grossas camadas de tinta em algum processo de restauração ocorrido ao longo do tempo. “Antigamente, quando se identificava pequenos estragos numa obra e não sabia resolver ou restaurar era comum encobrir com tinta branca”, explicou o restaurador.
A prefeitura informou que a restauração da igreja do Rosário e a implantação do Museu Vieira Servas começou no dia 4 de janeiro deste ano. Ainda segundo a administração municipal, a restauração é a primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do governo federal. As intervenções na igreja construída em 1752 devem durar 18 meses, informou o município.
Fonte original da notícia:
G1 MG
retirado do Site: Defender
Nenhum comentário:
Postar um comentário