terça-feira, 3 de março de 2015

Mogi Mirim: Drone inicia nova etapa de restauro na igreja Nossa Senhora do Carmo


Por Alexandre Amaral Brunialti


Uma nova etapa do processo de restauro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, teve início na tarde da última sexta-feira, com direito a uma tecnologia que vem avançando no mercado nacional. Um laudo aéreo cujo objetivo é diagnosticar o estado de conservação da torre sineira do prédio histórico, com cerca de 30 metros de altura, foi realizado por meio de um drone, acoplado com câmera fotográfica e sistema de filmagem. O trabalho teve a coordenação de Marcos Tognon, arquiteto responsável pelo projeto de restauro interno da igreja e foi executado pela empresa Neobis, de Campinas.

O uso do drone é pioneiro no Estado de São Paulo, segundo Tognon. Antes, apenas uma igreja localizada na cidade de Recife, capital de Pernambuco, havia sido feito em junho do ano passado.



A intenção da Paróquia de São José, mantenedora e responsável pelo prédio histórico é reformar toda a fachada da igreja, em processo que seria realizado após a conclusão do restauro interno, iniciado no ano passado e previsto para ser concluído no segundo semestre. Por meio das fotos e imagens, será possível constatar problemas nos rebocos e revestimentos e a partir daí, traçar um caminho para o trabalho. “Vai acelerar o diagnóstico. Teremos informações fotográficas e de vídeos que vão nos ajudar rapidamente a entender o problema e fazer um orçamento correto para o planejamento de restauro da fachada da igreja”, explicou Tognon.

“No Estado (de São Paulo) é pioneiro. Estamos em sintonia completa”, finalizou. complementou.

O aparelho

O equipamento usado na sexta-feira foi coordenado pelo representante da Neobis, Sérgio Sapía. O drone quadricóptero, da marca DJI, modelo Phantom Vison Plus, é controlado por um GPS, bulsa eletrônica e acelerômetro. De alta tecnologia, o aparelho consegue registrar vídeo em imagem full-HD e fotos em 14 megapixels. Todo o material é captado através de um cartão usb, que depois de descarregado em um computador, permite um trabalho de diagnóstico e edição. Na sexta-feira, as quatro facetas da igreja foram registradas, com vôos de curta duração. “Meu trabalho é filmar e registrar tanto em vídeo como em foto toda a estrutura da igreja. É um trabalho complementar do laudo técnico”, ressaltou Sérgio.



O drone, de 1,3 quilos, pode atingir até um quilômetro de altura e dois de distância. A fim de levar mais segurança durante os voos, na sexta-feira, parte da área no entorno da igreja foi isolada por cerca de 50 minutos. “Conseguimos captar tudo o que era necessário, mesmo com algumas dificuldades por conta das árvores”, completou o piloto do drone.

Na parte interna, o restauro da Igreja do Carmo caminha de acordo com o cronograma de obras. A ideia é concluir todas as etapas entre agosto e setembro.

Fonte: O Popular /Portal DN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...