quarta-feira, 4 de março de 2015

2015: Abadia de Claraval festeja 900 anos

 
Paris - França 

A Abadia de Claraval, uma das principais abadias cistercienses da França e também da Europa, celebra seus 900 anos de fundação em 2015.
claraval.jpg
Fundada por São Bernardo de Claraval, ela fica situada na Ville-sous-la-Ferté, no departamento de l'Aube, na França.

Este acontecimento foi posto pelo ministério francês da Cultura na lista das comemorações nacionais deste ano.
O laico Estado francês tem como objetivo tornar mais difundido o conhecimento histórico e científico sobre a famosa e centenária Abadia e sobre os cistercienses que a construíram e nela viveram.

É intenção do Estado promover um acesso de todos ao património cultural da Abadia e transformar Claraval numa alavanca de desenvolvimento cultural, turístico e econômico para o território que a circunda. Não se pode dizer que as comemorações do Estado abrangem e celebram toda a importância histórica, cultural, civilizadora e religiosa que os nove séculos de sua existência testemunham.

Sem dúvida será uma ocasião oportuna para promover o conhecimento de um lugar singular que já abrigou monges, guerreiros e santos e que, transformada em prisão central, ainda hoje uma de suas partes abriga malfeitores.
É alguma coisa para comemorar uma grande instituição, não é tudo que se deveria comemorar. Mas é melhor que nada.

História: o que lembrar
A Abadia bem que tem outros motivos para ser conhecida nas comemorações de uma data de tamanho significado:

Seu nome vem do latim, Clara Vallis, e que no francês tornou-se Clairvaux.
O mosteiro foi fundado em 1115 por São Bernardo de Claraval quando ele tinha apenas 25 anos.

Ele e mais alguns monges vindos da Abadia de Cister ali chegaram e fundaram Clairvaux com terreno e recursos oferecidos por Hugo de Champagne.

Ela foi uma das quatro fundações derivadas da Abadia principal de Cister, junto com a Abadia de La Ferté, Abadia de Pontigny e Abadia de Morimond.

De Claraval, porém, derivaram um total de 350 abadias espalhadas pela Europa. Todas elas plenas de história, carregadas de significado e que o tempo não faz esquecer.

Alguns mosteiros só não ultrapassam a fama da Casa Mãe que os gerou: Abadia de Fonenay, França; Abadia de Fossanova, na Itália; o Mosteiro de Poblet, o de Santes Creus, na Catalunha; e o mosteiro de Alcobaça, em Portugal.

Com a Revolução Francesa de 1789, o Mosteiro foi suprimido, seus edifícios foram
convertidos em prisão alguns anos depois (1808). O maior estabelecimento penitenciário da França d então.

A partir de 1970, parte da histórica abadia deixou abrigar presos e pode ser visitada e até passou a receber eventos culturais.
Falta resgatar a história que nela foi vivida e que foi de fato o que a tornou uma instituição influente, perene e digna de memória: São Bernardo.

Claraval é São Bernardo, os monges beneditinos reformados, os santos que lá viveram, a influência que ela teve no monasticismo ocidental, a obra civilizadora na Europa.

Claraval é o Concílio de Troyes de 1128, a Regra Monástica seguida pelos Cavaleiros Templários, o ideal de nobreza cristão.

Claraval é a devoção a Nossa Senhora, o Memorare, a Salve Rainha... (JSG)










Fonte: gaudiumpress.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...