terça-feira, 3 de março de 2015

Inauguram em Cádiz curso sobre a arte a serviço da Vida Religiosa


Cádiz - Espanha "Compreender a arte cristã é compreender melhor a Fé", com estas palavras Dom Rafael Zornoza Boy, Bispo de Cádiz e Ceuta, inaugurou no dia 25 de fevereiro a segunda edição do curso de arte sacra intitulado "A arte a serviço da vida religiosa", que ocorre em Cádiz.


Durante sua intervenção, que ocorreu no Oratório de São Felipe Neri da cidade espanhola, o prelado recordou que a arte sacra nos leva à Fé: "Quando nos colocamos em contato com estas obras de arte nos pomos em contato com a Fé. Além dos aspectos cultos das obras, lançamos raízes na vida da Igreja e conhecemos melhor sua origem (...) quando falamos das raízes da Fé falamos dos mistérios da Fé, nos aproximamos a Deus. Tocar este fundo do mistério nos faz chegar à transmissão da Fé, à 'tradicio'".

Concluindo sua intervenção, o Bispo de Cádiz e Ceuta disse que existem três traços que caracterizam a arte sacra: "A rota da beleza é o caminho da evangelização, o tesouro do patrimônio como caminho de vida, e a aliança entre a Igreja e a arte".

Acompanhando a Dom Zornoza, esteve também presente o delegado episcopal para o Patrimônio Cultural da Igreja, David Gutiérrez Domínguez, que se encarregou de introduzir o curso explicando que este ocorre em coincidência com a celebração do Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco para este ano de 2015, e o V Centenário de Santa Teresa de Jesus, que se celebra na Espanha desde outubro. Entre os objetivos do curso está a criação de uma Pastoral da Arte e a formação de voluntário que posteriormente difundam o patrimônio cultural e religioso da Diocese.

Precisamente o programa acadêmico é uma iniciativa promovida pela Delegação Episcopal para o Patrimônio Cultural da Igreja da Diocese de Cádiz e Ceuta, e está dirigido aos interessados no desenvolver da pastoral da arte, o àqueles que queiram ampliar sua formação no patrimônio cultural religioso.

O Curso se dividirá em várias sessões em forma de colóquios que irão acompanhados de material audiovisual e se focará nas manifestações artísticas nascidas no interior das congregações religiosas, como a Ordem das Mercês, dos Agostinhos, dos Pregadores ou da Companhia de Jesus.


Está previsto que para o encerramento, no próximo dia 21 de março, os participantes visitem o Mosteiro de Santa Maria, fundado no ano de 1527 sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição para uma comunidade de franciscanas concepcionistas. O Convento, que ameaçava perder-se, recebeu recentemente uma intervenção, recuperando sua grande beleza arquitetônica e artística. (GPE/EPC)


Fonte: gaudiumpress.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...