quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aleijadinho na palma da mão: Projeto Era Virtual inicia com Congonhas novo módulo de disponibilização online das cidades patrimônio de Minas

01
Mergulho.Visita virtual oferecerá ao internauta ponto de vista aéreo inédito do patrimônio

Depois de levar para a internet o conteúdo de 17 museus e 11 exposições nos últimos seis anos, o projeto Era Virtual sentiu um novo chamado. “Vamos para fora dos museus, vamos para as ruas”, brinca a produtora Carla Sandim. O resultado disso é a nova etapa Era Virtual – Cidades Patrimônio, lançada hoje com a disponibilização online do acervo religioso, artístico e arquitetônico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

“A gente sempre entendeu a cidade como um museu a céu aberto. É uma riqueza muito grande de informação histórica e estética que pode ser veiculada para o público”, afirma Sandim. Congonhas é a primeira dessa nova fase, que pretende virtualizar todas as cidades mineiras que são patrimônio histórico da humanidade, com o patrocínio da Fundação Vale, e o apoio do Iphan e da Unesco. A próxima será Ouro Preto, cujo conteúdo online já está em produção.
Na visita imersiva, disponível no site www.eravirtual.org, o usuário poderá entrar nos espaços, inclusive a basílica, e ver todas as imagens e quadros em detalhes. “Uma novidade em relação ao Era Virtual – Museus são imagens aéreas, que proporcionarão ao internauta uma vista inédita desse patrimônio”, revela Rodrigo Coelho, coordenador do projeto.
Acompanhando esse conteúdo, o site oferece uma trilha sonora com o Coral dos Profetas, de Congonhas, e um guia em áudio, explicando a história e a importância de todo o conteúdo disponibilizado em cinco idiomas – português, inglês, espanhol, francês e libras, para deficientes auditivos.
“A melhor forma de enxergar o projeto é pelo viés da educação patrimonial. Ele auxilia o cidadão a olhar para o patrimônio e entendê-lo como parte da sua cultura”, argumenta Sandim. Esse objetivo é ainda mais relevante ao se levar em conta que, segundo dados do Ministério do Turismo, apenas 11,3% dos brasileiros associam turismo a cultura – e dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 78,9% das cidades do país não contam com museus.
Além da visita virtual, o projeto está lançando também um aplicativo para tablets e smartphones que serve como um guia para quem optar pela visita não-virtual. “Ele oferece a localização dos espaços culturais em um mapa, dá acesso às trilhas do Coral dos Profetas e do áudio-guia, assim como fotografias e vídeos do patrimônio”, descreve Coelho.

Segundo o coordenador, o material é acessível a qualquer pessoa com uma conexão capaz de abrir um vídeo do Youtube. Mas como a banda larga ainda não é uniforme em todo o país, especialmente nas cidades do interior, o conteúdo do Era Virtual – Cidades Patrimônio será distribuído em DVD-Rom para escolas públicas em todo o país, em parceria com o Ministério da Educação. “Depois de passarmos pelas cidades históricas, a próxima etapa do projeto serão os parques nacionais”, adianta Coelho.
Fonte: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...