quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ouro Branco (MG) – Obras na Matriz de Santo Antônio serão retomadas em maio

Iniciada em dezembro de 2010, a obra de restauro da Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco, tem previsão para ser concluída em dezembro deste ano. Patrocinadores garantem apoio ao projeto e a retomada da restauração, paróquia e associação definem prioridades para concluir a obra. Ações educativas serão desenvolvidas com a finalidade de repassar técnicas de conservação de bens culturais para a comunidade.
Representantes do BNDES, Paróquia Santo Antônio e dos Amigos da Cultura se reuniram na Matriz para definir a retomada da restauração.

Após oito meses de paralisação nas obras da Matriz de Santo Antônio, a Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco garante que a restauração será retomada em maio. A informação é do coordenador do projeto Edilson Nascimento, atual secretário de cultura de Ribeirão das Neves. “Fui a Brasília três vezes para tentar agilizar o processo de análise dos projetos complementares”, explica Edilson.  Um belo exemplar do barroco mineiro, a Matriz está em obras desde dezembro de 2010 e conta com apoio e fiscalização do Institituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O processo de restauro está sendo realizado por iniciativa da Associação Amigos da Cultura que, há 16 anos, tem se mobilizado pela recuperação integral do monumento. As obras de restauro dos elementos artísticos já foram concluídas em quase sua totalidade. A restauração de pinturas do forro e dos altares, considerada a etapa mais minuciosa da obra, já foi consolidada em 95%. A próxima etapa está centrada na revitalização arquitetônica do monumento que inclui a recuperação do telhado da igreja e a implementação dos projetos complementares.

Uma visita técnica com representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), realizada no início deste mês, definiu o cronograma para conclusão da restauração. Após análise do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão responsável pela fiscalização em intervenções de bens tombados pela União, os projetos complementares foram aprovados e a liberação de recursos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, já pode ser realizada.

Segundo o pároco da Paróquia Santo Antônio  Ilídio Pinto, a comunidade precisa entender que a restauração é um processo criterioso que depende da aprovação do Iphan. “É difícil fazer a comunidade compreender essa burocracia toda, pois o que ela quer realmente é poder participar das celebrações na igreja”, explica o pároco que busca apoio para aquisição de bancos de madeira para a Matriz. A previsão é que a restauração seja concluída em dezembro deste ano. De acordo com  Éverlan Stutz, especialista em gestão do patrimônio cultural,  serão desenvolvidas ações educativas em torno da salvaguarda da Matriz. “Vamos envolver escolas, universidades e a comunidade para que sejam repassados conceitos e práticas preservacionistas focadas na conservação dos elementos artísticos e arquitetônicos do templo religioso”, esclarece Stutz.

A obra integral de restauro está sendo patrocinada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas, BNDES e CEMIG e conta com os benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por AACOB – Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco 

Fonte: http://www.arqmariana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...