domingo, 26 de maio de 2013

Cemitério municipal mais antigo de Curitiba vai receber visitas guiadas


Visitas serão realizadas nos dias 4, 6 e 7 de junho, às 15h.  Inscrições para as visitas podem ser feitas por e-mail.

Cemitério Municipal São Francisco de Paula foi fundado em 1853. (Foto: Everson Bressan / SMCS)
O cemitério municipal São Francisco de Paula, que foi fundado em 1853 e é o mais antigo de Curitiba, vai receber visitas guiadas nos dias 4, 6 e 7 de junho. As inscrições foram abertas na segunda-feira (20) e seguem até as vagas esgotarem. Cada expedição tem capacidade para 30 pessoas. Todas as visitas serão realizadas às 15h.
Os interessados devem enviar um e-mail com nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. A prefeitura informou que gravações e fotos durante a visita não serão permitidas.
As visitas terão duas horas de duração e serão guiadas pela pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarisse Grassi. Ela vai mostrar aos visitantes detalhes da simbologia das esculturas usadas nos túmulos.
“É buscar trazer um novo olhar sobre parte de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural”, disse Clarisse sobre as visitas guiadas ao cemitério.
A pesquisadora ainda explicou que, ao percorrer o cemitério, pode-se conhecer a história das personagens sepultadas e compreender o “discurso implícito” na arte que adorna os túmulos. “É uma forma inversa de se conhecer uma boa parte da história da cidade de Curitiba”, completou.
O cemitério São Francisco de Paula tem 5.745 túmulos com 74.396 sepultados, e é um dos quatro cemitérios municipais da capital paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...