sábado, 21 de maio de 2016

Museu de Arte Sacra do Maranhão abre exposição “Maria de Todos os Nomes”




Exposição de rosários atraem visitantes no Museu de Arte Sacra. Foto: Handson Chagas/Secap

O mês de maio é considerado o mês da devoção mariana e pensando nisso o Museu de Arte Sacra do Maranhão, anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, órgãos ligados à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), abriu, na sexta-feira (13), a exposição “Maria de Todos os Nomes”. A intensão é expor ao público imagens de Maria dos séculos XIX e XX, consideradas raras, além de apresentar as mais conhecidas pelos católicos.

A exposição apresenta algumas imagens de Nossa Senhora, com obras que retratam Maria em algumas de suas invocações, onde o público poderá conferir, também, o trabalho da artesã Maria Teresa Azevedo, que apresenta alguns rosários feitos de pérolas que estão sendo comercializados no local, com valores que variam entre R$ 40 e R$ 400.

Para a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Carollina Ramos, a exposição “Maria de Todos os Nomes” é uma excelente oportunidade para que o público tenha mais uma opção de lazer. “A Sectur sempre está realizando atividades que possam incentivar a cultura e o turismo no Maranhão, queremos que o público sempre tenha uma opção diversificada de entretenimento durante todo o ano. Queremos fomentar o turismo no nosso estado com atividades interessantes fazendo com que o turista sempre tenha mais uma opção”, relata Carollina Ramos.

Para Tereza Cristina de Barreto, técnica em assuntos culturais do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a exposição “Maria de Todos os Nomes” é fundamental para o público que queira conhecer um pouco mais sobre as peças raras. “A nossa intensão é deixar a exposição aberta para o público, até 13 de junho, com objetivo de divulgar o projeto ‘Reserva Técnica: Preservação aos nossos olhos’, sendo esta a segunda das cinco exposições de curta duração. Queremos mostrar algumas imagens que ficam guardadas e queremos que o público tenha acesso a elementos que fazem parte de suas crenças e religiões”, disse a técnica em assuntos culturais do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.


Mostra oferece ao público imagens raras de Nossa Senhora. Foto: Handson Chagas/Secap

Além de peças raras, a exposição é composta por imagens da Igreja da Sé, de algumas paróquias de São Luís e de particulares. Entre elas estarão as de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, entre outras, onde possuem atributos que se diferenciam em cada invocação.

Para a visitante Maria Aparecida dos Santos, 64, a exposição é algo novo em São Luís, já que nunca viu algo parecido na capital. “Geralmente participamos de procissões nesta época do ano, nunca tinha visto tantas imagens de Nossa Senhora. Confesso que cheguei a me emocionar quando cheguei diante de algumas delas, pois são tão perfeitas, senti a ternura de Maria só de olhar bem de perto sua imagem”, salientou Maria Aparecida dos Santos.

A devoção mariana começa com o próprio cristianismo. Nossa Senhora de Todos os Nomes Intocáveis são as qualidades de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Exatamente por isso, ela é venerada sob muitos nomes, títulos que expressam diferentes características de sua vida e pessoas.

A exposição ocorrerá até o dia 13 de junho, com cerca de 120 peças, entre elas, imagens e terços. Além disso do dia 16 a 22 de maio, durante a Semana de Museus em São Luís, os museus estarão com suas entradas francas para incentivar a visita aos espaços.


Imagens de Nossa Senhora com vários nomes prendem a atenção de visitantes do museu. Foto: Handson Chagas/Secap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...