segunda-feira, 14 de março de 2016

Sé Primacial do Brasil



O antigo templo da Sé Primacial do Brasil, situado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, foi demolido em 1933 num ato infeliz de impulso modernista.

Atualmente, a Catedral Basílica Primacial de São Salvador é a antiga Igreja dos Jesuítas, do século 17.

A primeira Catedral do Brasil foi criada em 1552, e funcionou provisoriamente na antiga Igreja da Ajuda até 1553, quando uma nova igreja começou a ser construída para receber o primeiro bispo do Brasil.

O novo templo, construído com vista para o mar, passou por diversas reformas e ampliações. Em meados do século 18, atingiu seu estágio mais suntuoso (veja reconstituição ao lado), época em que foi considerada o mais grandioso templo da América do Sul.

Infelizmente não resistiu ao tempo e ao descaso de políticos com o patrimônio histórico. No final do século 18, já não possuía as duas torres. Em 1933, a Catedral foi totalmente demolida para dar espaço à circulação de bondes de uma empresa inglesa, apesar de muitos protestos de parte da população. O local é hoje parte da Praça da Sé.

Acima, reconstituição da fachada da Sé por Vilhena em seu apogeu, no século 18, publicada em 1802. Embaixo, uma reconstituição de computação gráfica feita por Iuri Peixoto, em 2011.





O Instituto Feminino da Bahia abriga partes de uma das capelas barrocas da Sé.

Veja também o estudo do arqueólogo Carlos Alberto Santos Costa, professor da Universidade Federal do Recôncavo: A Sé Primacial do Brasil: uma Perspectiva Histórico-Arqueológica.



***

Ilustração da Sé em 1756, em seu apogeu, representado no Prospecto do engenheiro baiano José Antônio Caldas.



As duas fotos a seguir, a secular Catedral como estava em 1928, em péssimo estado de conservação, já sem as torres e com a fachada irreconhecível (foto de Eduardo Braga). Embaixo, a Catedral vista da Baía de Todos os Santos, entre 1909 e 1912.








O monumento da Cruz Caída, do escultor baiano Mário Cravo Júnior, está no Belvedere da Sé, próximo ao local onde estava o frontispício da Catedral demolida em 1933. Foi encomendado pela Prefeitura de Salvador e inaugurado em 29 de março de 1999, em comemoração aos 450 anos de fundação da Cidade.

A construção, em aço inox, com três elementos acoplados, possui 12 metros de altura.

Fonte: Bahia-turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...