sábado, 12 de março de 2016

Restauro da Nossa Senhora do Ó está quase concluído

Por  

Depois de passar alguns anos enfrentando sérios problemas estruturais e até risco de desabamento, a igreja Nossa Senhora do Ó está com seu restauro 95% concluído, restando apenas detalhes para sua conclusão total.

A segunda fase de restauro da igreja ocorre alguns anos após o restauro da parte exterior do templo, realizado pela Prefeitura de São Paulo, através da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, que na época gastou R$350 mil para a pintura externa e da cúpula, aplicação de textura e troca das grades no entorno da Igreja. Além disso foi colocado no interior da igreja um forro provisório para permitir o futuro restauro das pinturas sacras, na fase posterior da recuperação.
A previsão de restauro rápido da igreja não ocorreu, o que acabou por trazer inúmeros transtornos aos frequentadores da paróquia. Com a ameaça de desabamento do forro, a paróquia precisou instalar andaimes para evitar riscos aos frequentadores. A situação também acabou por afastar noivos interessados em fazer seu casamento por lá. Toda a estrutura interna da Nossa Senhora do Ó oferecia riscos.
A sequência de imagens abaixo mostra a situação e o início do restauro das pinturas:

Com o início da campanha de arrecadação entre os fiéis foi possível iniciar o caro processo de restauração da igreja. A comunidade e a paróquia até criaram uma página no Facebook para incentivar a doação de dinheiro para o trabalho. Esta campanha vem sendo muito bem sucedida e isso permitiu que o restauro avançasse para os patamares de hoje, com cerca de 95% concluído. Todo o processo é divulgado periodicamente na fan page, para estimular novos doadores.
O São Paulo Antiga visitou a Paróquia Nossa Senhora da Expectação da Freguesia do Ó (nome oficial) para acompanhar o processo e mostra a beleza da igreja com seu restauro quase concluído, vejam as fotos:




É muito gratificante ver este trabalho de restauração tão bem feito praticamente concluído, trazendo de volta todo o esplendor de uma das mais importantes igrejas da Cidade de São Paulo. Apesar de toda esta boa notícia, ainda há trabalhos pela frente e a paróquia continua necessitando de doações. Caso você tenha interesse, o link abaixo oferece as informações necessárias para a sua colaboração:
CURIOSIDADE:
Quem entra por uma das duas laterais desta igreja nem sempre repara que no piso destas pequenas entradas há inscrições feitas com caquinhos de azulejos. Segundo apuramos, quando ocorreu uma pequena manutenção na igreja em 1954 foram colocados inscrições nas duas laterais.
A primeira, do lado esquerdo, tem o ano de 1796 que é da construção da igreja original, destruída após um incêndio em 1896. A outra, com o ano de 1954, não há um consenso. Alguns frequentadores dizem ser uma homenagem ao IV Centenário de São Paulo, enquanto outros dizem ser apenas uma coincidência com o ano da reforma (o mesmo dos 400 anos da cidade).

Fonte: São Paulo Antiga (Mais fotos no link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...