quinta-feira, 17 de março de 2016

Exposição: Visões do Sagrado


Exposição de Artes Sacras na Diocese de Limeira




“Visões do Sagrado” terá imagem de Nossa Senhora das Dores do século XIX

As visitas são gratuitas até 2 de julho, no Espaço Cultural Engep


A exposição “Visões do Sagrado – Arte Sacra na Diocese de Limeira”, que apresenta ao público uma pequena parte do rico acervo de obras de arte sacra dispersa pelo território da Diocese de Limeira, será aberta ao público no dia 19 de março, no Espaço Cultural Engep, em Limeira.

Quem visitar a exposição terá a oportunidade de ver imagens, alfaias e paramentos dos acervos de algumas igrejas e capelas da diocese, datados de meados do século XVIII aos dias atuais. Entre as peças expostas, estarão as imagens de Nossa Senhora da Dores e um crucifixo de banqueta, do início do século XIX e em madeira entalhada, que teriam pertencido à primitiva capela que deu origem à cidade de Limeira em 1826. Além do conjunto de esculturas em barro, madeira e gesso, serão também apresentadas aos visitantes obras em prataria e diversos tipos de metais que serviam ao culto, como cálices, turíbulos, ostensórios e relicários, e antigas vestes utilizadas pelos sacerdotes católicos até antes do Concílio Vaticano II.

Segundo João Paulo Berto – curador da exposição, o estudo que deu origem à mostra é fruto de um amplo trabalho de inventário dos bens culturais diocesanos iniciado este ano. “No campo das artes, aquela produzida no âmbito religioso é uma das mais importantes, em especial pela sua diversidade. Assim, a partir das peças expostas, procuramos mostrar que, além do culto, estes itens nos ajudam a entender melhor a história, a arte e a cultura das comunidades”, afirma Berto. Desta forma, ressalta que a mostra é voltada ao público em geral e não apenas àqueles de formação religiosa.

Em quatro décadas de história, a Diocese de Limeira conta atualmente com 86 paróquias e quase 400 comunidades que guardam um rico acervo de imagens e paramentos.

“Visões do Sagrado” integra a programação dedicada ao ano jubilar de aniversário da diocese, que em 26 de junho próximo, completará 40 anos de criação e instalação, com uma grande Concentração Diocesana de fieis no Estádio Municipal Major José Sobrinho, na cidade de Limeira.

Para Dom Vilson Dias de Oliveira, DC bispo diocesano de Limeira, a exposição “é um marco na história da diocese”, sendo um ponto de partida para a criação do Museu de Arte Sacra da Diocese de Limeira, projeto que está em andamento e deve se concretizar em breve.

Dom Vilson destaca, também, que só foi possível a realização da exposição graças a parceria com o Instituto Sociocultural “Cássio de Freitas Levy” e com o Espaço Cultural Engep, que acreditaram e abraçaram o projeto. Para o presidente do Instituto, Paulo Masuti Levy, esta é uma oportunidade única para o público apreciar obras de grande valor cultural, muitas vezes não colocadas à visão dos fiéis nos templos.

Com direção executiva de Ivo Marreiro, curadoria de João Paulo Berto e curadoria associada de Ana Cláudia Cermaria e Marco Antônio Erbeta, a exposição tem realização do Instituto Sociocultural “Cássio de Freitas Levy” e da Diocese de Limeira, com apoio cultural do Centro de Documentação e Memória “Bento Manoel de Barros”, Espaço Cultural ENGEP e Grupo ENGEP.

A mostra ficará aberta até o dia 02 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Para mais informações e agendamentos de visitas, entrar em contato pelo telefone (19) 99458-8104, em horário comercial.



Serviço:

O que: Exposição “Visões do Sagrado – Arte Sacra na Diocese de Limeira”

Onde: Espaço Cultural Engep – Largo Boa Morte, 118 – Centro, Limeira-SP

Quando: de 19 de março a 02 de julho

Pra quem: público em geral

Informações: (19) 99458-8104 (horário comercial)



Marco Antônio Erbeta

Assessor de Imprensa

Diocese de Limeira



João Paulo Berto

Curador do Espaço Cultural ENGEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...