quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A representação do nascimento (Natividade) de Cristo

A representação do nascimento (Natividade) de Cristo é um dos temas mais importantes da representação de inumeráveis artistas ao longo da história da arte.
Provavelmente a representação mais antiga que podemos encontrar remonta ao período paleo-cristão - a imagem da Virgem com o Menino Jesus em seus braços, na capela grega da catacumba de Santa Priscila em Roma. Mais tarde, os artistas bizantinos desenvolveram e definiram o tema criando uma série de tipos iconográficos que passaram ao ocidente. Porém, será durante o período da arte gótica que o tema da Natividade adquirirá um desenvolvimento completo, incorporando uma quantidade de detalhes e elementos anedóticos, tomados muitos deles da vida cotidiana - O que, por consequência, imprimiu, nessas representações, um naturalismo que nunca havia sido visto antes.
No essencial, os traços iconográficos introduzidos na Idade Média mantiveram-se nos séculos posteriores, ainda que as severas diretrizes impostas sob o Concílio de Trento, na questão da representação religiosa tenha sido muito claras para suprimir a confusão que a liberdade criadora poderia dar a imaginação de quem quer que fosse.

Texto e Imagens da Página Laquila Doro
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...