quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Galeria Fidanza apresenta a festividade 'Marujada' pelo olhar da fotografia paraense

 Fonte: Agência Pará

Exposição reúne 47 imagens e integra Preamar da Festas, do Governo do Pará, por meio da Secult e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM).

Por Thaís Siqueira (SECULT)

Foto: Denise SáO trabalho de 10 fotógrafas e fotógrafos sobre uma das manifestações religiosas e culturais mais importantes do Estado será tema da exposição 'Marujada', que abre nesta terça-feira (20), na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, no bairro da Cidade Velha, em Belém.

Serão cerca de 47 imagens com cenas representativas da vivência bragantina em louvor a São Benedito. A exposição integra a programação do Preamar da Festas, projeto da do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até dia 31 de janeiro.

De acordo com o diretor do MAS, Emanuel Franco, a mostra inclui os trabalhos de Armando Teixeira, Cristina Carvalho, Denise Sá, Flávio Contente, Guy Veloso,Iza Girard, Janduari Simões, Karina Martins, Ursula Bahia e Wagner Santana.Foto: Karina Martins

"A exposição 'Marujada' encerra um ciclo de propostas da Galeria Fidança neste exercício de 2022, com exposições que aconteceram dentro das programações da Secult. A mostra tem a participação de dez fotógrafos atuantes dentro da cadeia produtiva local, que fizeram um registro ao longo de vários períodos dessa festividade bragantina em homenagem a São Benedito, que é tão marcante e tão significativa desse município", comentou Emanuel Franco.

Nando Lima, servidor do SIMM responsável pela montagem, conta que a ambientação da mostra foi inspirada nas cores da Marujada: vermelho e azul. "Resolvi usar os spots de LED para trabalhar mesmo essa questão festiva das cores da Marujada, do clima que a cidade ganha com o evento e, principalmente, na questão de pensar esse diálogo com o tamanho e a qualidade das fotos, porque como é uma uma exposição mais documental, a gente precisava que essas imagens tivessem uma resolução interessante e essa questão técnica também era primordial de ser levada em conta", detalhou Nando.

Foto: FLAVIO CONTENTETradição

Criada em 1798, quando escravos que viviam na região bragantina conquistaram uma autorização para homenagear o santo preto, a Marujada é caracterizada por romarias, cortejos, danças típicas e outras celebrações de cunho religioso. A celebração ocorre de 25/12 a 06/01 e, para participar, as mulheres usam saias vermelhas, blusas brancas bordadas e chapéus de palha revestidos de tecidos e adornados por penas brancas, flores e fitas coloridas. Já as indumentárias masculinas são compostas de calças e blusas brancas. Os chapéus são revestidos de pano com a aba virada de um dos lados. Além de Bragança, outros municípios como Tracuateua, Primavera, Augusto Corrêa e Quatipuru também realizam a festividade.

Serviço

Exposição Marujada

Período: 20/12 a 31/01

Local: Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra

Ingressos: R$ 4,00 para o público geral.

Há gratuidades para crianças até 12 anos; idosos a partir de 60 anos, com apresentação de documentação RG ou Carteira de Idoso; estudantes, com apresentação de carteira de estudante; professores das redes de ensino; PCDs; associados de Museus, com apresentação de carteira; grupos agendados pela CEE/SIMM/SECULT; e guias de turismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...