sexta-feira, 22 de março de 2019

Museu de Arte Sacra do Funchal publica revista digital sobre “Questões de Arte Sacra” - PORTUGAL

Por Jornal da Madeira
 
Informalão

O Museu de Arte Sacra do Funchal publicou este mês de março o segundo número da revista digital “MASF Journal” com o título “Questões de Arte Sacra”.

Esta edição composta pelas “Conferências do Museu” que se realizaram nos dias 2 e 3 de março e 4 de abril de 2018 inclui a conferência de abertura de José Tolentino Mendonça “Arte, mediação e símbolo. O sentido que vem” e sete artigos: “Arte liturgia com amor” (Joaquim Félix de Carvalho); “Arquitetura religiosa em Portugal: Séculos XX e XXI” (João Pedro Gaspar Alves da Cunha); “Museu Diocesano de Santarém: A face visível de um alargado projeto de salvaguarda e valorização do património cultural da Diocese” (Joaquim Ganhão; Eva Neves); “A crise moderna da arte sacra e as mediações do sagrado na arte” (João Norton de Matos); “A arte sacra: Museus e exposições numa sociedade secularizada” (Maria Isabel Roque); “Arte sacra, culto, cultura e património” (Nuno Saldanha) e “Um espaço da cidade que pudesse servir para a comunhão entre os habitantes” (Luís Martinho Urbano).

No prólogo, o diretor do museu, João Henrique Silva, contextualiza a publicação: “As ‘Conferências do Museu 2018’ tiveram por tema de fundo ‘Questões de Arte Sacra’. No contexto da celebração do Ano Europeu do Património Cultural, o Museu procurava, então, equacionar toda uma série de problemáticas à volta daquele tema, cuja reflexão poderia trazer nova luz sobre os conceitos mais estruturantes em torno da museologia, do património e das representações do sagrado”.

Para além dos artigos, esta edição conta também com a entrevista ao Arquiteto Victor Mestre sobre arquitetura religiosa e uma reportagem fotográfica do evento “Conferências do Museu 2018”.

A revista está disponível no site sobre as Conferências do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...