quinta-feira, 21 de março de 2019

Especialização em ARQUITETURA E ARTE SACRA DO ESPAÇO LITÚRGICO


Os espaços em que as comunidades de fé se reúnem para celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo sempre tiveram, por parte da Igreja, uma especial atenção. Na medida em que as comunidades se expandiram territorialmente e avançaram no tempo sofreram influências e inculturações. Na história do cristianismo são notórias as influências da cultura clássica e do judaísmo e já se vão mais de dois mil anos de história de liturgia, arte e arquitetura. Muitos documentos foram produzidos pela Igreja a respeito do assunto e muitas técnicas construtivas chegam até nós por meio do desenvolvimento da arte e da arquitetura sacra. Portanto, estudar as transformações dos espaços físicos da prática da fé cristã é também compreender um pouco da história da salvação.

À guisa de nos situar na contemporaneidade e compreender as necessidades da Igreja com relação ao seu espaço celebrativo nos tempos do pós-Concílio Vaticano II, o curso proposto pretende esclarecer pontos importantes e fundamentais que vão para além da liturgia e da arte sacra, mas também no âmbito do espaço da arquitetura sacra. Deste modo os egressos poderão ter um conhecimento fundamental para orientar teologicamente, discutir e contribuir de modo crítico nas intervenções e construções projetuais destinadas à Igreja Católica. Assim, os especialistas contribuirão para evitar equívocos em concepções repletas de subjetividades e particularizações, deste modo o curso pretende que ao final, o egresso consiga estabelecer visões críticas fundamentadas na pluralidade de saberes e conhecimentos envolvidos no campo da teologia, arte e arquitetura do sagrado.


OBJETIVOS:

GERAL

Formar especialistas para atuar na consultoria e assessoria de projetos de arquitetura e arte sacra com o foco específico no espaço celebrativo no âmbito da Igreja Católica.

ESPECÍFICOS
Adquirir conhecimentos teológicos fundamentais para aplicação no campo da arte e da arquitetura sacra (mistagogia).
Estudar noções da evolução histórica da arquitetura sacra.
Conhecer as normativas da Igreja através do direito canônico e dos documentos da Igreja.
Obter noções técnicas de conforto no espaço construído.
Estudar a importância da espiritualidade e da sacramentalidade cristã.
Estudar a fenomenologia do símbolo e a iconografia da Igreja Oriental.
Conhecer as regras do Patrimônio cultural e a Igreja.
Conhecer fundamentos litúrgicos importantes para o projeto dos espaços da Igreja.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria da FASBAM ou pelo preenchimento do formulário abaixo. Garanta já a sua vaga!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone abaixo:

Secretaria da FASBAM: (41) 3243-9800.

Fonte: FASBAM
FASBAM – FACULDADE SÃO BASÍLIO MAGNO
Fone: (41) 3243-9800
Rua Carmelo Rangel, 1200
Seminário – Curitiba/PR
80.440-050

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...