quarta-feira, 13 de março de 2019

Morre, aos 91 anos, Odaléa Brando Barbosa, grande colecionadora de arte sacra

O casarão do século XIX onde viveu com o marido Jorge Brando Barbosa, no Jardim Botânico, vai virar o Instituto Jorge Brando Barbosa


Fonte: O GloboOdaléa Brando Barbosa em sua mansão rosa no Jardim Botânico Foto: Camilla Maia / Agência O Globo (12/11/2010)

Morreu na tarde desta quarta-feira, no Rio, a colecionadora de arte sacra Odaléa Brando Barbosa, aos 91 anos. Ela ficou conhecida pelo sua coleção de mais de 6 mil peças garimpadas em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil, que decorava o seu palacete na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. Festeira, ao lado do marido, o banqueiro Jorge Brando Barbosa, ela recebia amigos da alta sociedade, políticos e artistas em animados almoços.

O palacete onde viveram Odaléa e o marido, Jorge Brando Barbosa Foto: Camilla Maia / Camilla Maia

A sua propriedade, que conta ainda com um terreno com 12.000 m² de área verde, vai virar uma casa-museu. Em 2015, ela doou seu acervo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, que irá transformar o palacete do Jardim Botânico no Instituto Jorge Brando Barbosa. A casa impressiona: o pavilhão da piscina, por exemplo, tem sete trabalhos da artista botânica inglesa Margaret Mee. Uma cama de jacarandá de 1712 foi transformada em portal da sala de jantar, que comporta 24 pessoas à mesa. Em vários ambientes, há lampadários de prata. Entre tantas preciosidades, há uma banheira de mármore, que pertenceu a dona Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. Além disso, há muitas fotos que retratam a sociedade carioca no período pré-Brasília.
A área interna do palacete onde viveram Odaléa e o marido, Jorge Brando Barbosa Foto: Camilla Maia

Como o casal não teve filhos, Odaléa temia que todo o acervo se perdesse e, pior, que a história por trás de cada peça fosse esquecida. Ao doar o imóvel, ela só exigiu em troca a garantia de que a memória de José Brando seria preservada.

— Para que eu preciso de tanta riqueza? Achei melhor que tudo isso fosse divulgado, que as pessoas pudessem ter acesso a todas estas obras de arte e a tudo isso que meu marido construiu. Ele mesmo escolheu e desenhou tudo. Nunca tivemos aqui um arquiteto ou decorador — contou Odaléa em entrevista ao O GLOBO, em 2015.

Odaléa Brando Barbosa em sua casa Foto: Camilla Maia

Odaléa morreu na tarde de hoje, de causas naturais, um dia antes de completar 92 anos. Ela estava internada desde segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...