domingo, 20 de maio de 2018

"Marfins - temáticas interdisciplinares, entre o patrimônio histórico e a produção científica"



No próximo dia 23 de maio, o Museu de Arte Sacra promove uma palestra gratuita sobre o tema "Marfins - temáticas interdisciplinares, entre o patrimônio histórico e a produção científica", com um dos curadores da exposição "Sagrado Marfim", Prof. Dr. Jorge Lúzio, e também a Profª. Drª. Vanicleia Silva Santos.

A palestra companha a Exposição Sagrado Marfim: o avesso do avesso, em suas ações culturais e educativas. Apresenta o Projeto Internacional "Marfins africanos no mundo atlântico", uma cooperação entre a Universidade de Lisboa e a UFMG, que inaugura um novo campo de estudos sobre Marfins no Brasil, a partir de três aspectos: os conceitos que se aplicam aos estudo dos marfins, a investigação sobre a produção e a circulação de marfins e matérias-primas africanas esculpidas no mundo Atlântico, entre os séculos XV e XIX, e a construção de um banco de dados sobre os marfins que chegaram ao Brasil colonial, de modo a identificar os tipos de objetos de marfim que circularam no Brasil e suas diversas tipologias. Serão apresentadas as publicações mais recentes dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que integram o projeto.

PALESTRANTES

Vanicleia Silva Santos: Mestre em História pela PUC-SP e Doutora em História pela USP. É Professora Adjunta de História da África Pré-Colonial do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Atua na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, desde 2014; coordena dois projetos internacionais (1) Mobilidade Acadêmica Internacional entre a UFMG e a Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique (2013-2017); e (2) A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico, entre os séculos XV e XIX entre UFMG e Universidade de Lisboa. Membro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para Elaboração do IX Volume de História Geral da África (2013-2018), no qual é co-editora do Volume sobre a Diáspora Africana. Membro do Conselho Consultivo da Coleção Africana do Museum of Archaeology and Anthropology/University of Pennsylvania.

Jorge Lúzio: Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, mestrado em História pela mesma instituição e estágio doutoral na Universidade de Évora - Portugal. Possui pós-graduação em Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / MG). Membro do Laboratório de Interlocuções com a Ásia / LIA-FFLCH USP / CNPq, e do LEOA - Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos / UNIFESP CNPq. Docente no Unifai, onde dedica-se à formação de professores, através da coordenação do curso de História e na docência dos cursos de pós graduação em História da África; História - Arte / Cultura e Patrimônio e História, Civilização e Pensamento Medieval. No campo da Cultura, é pesquisador e docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAS-SP, por meio de consultoria artística, curadoria, ensino e pesquisa.

Quando: 23 de maio de 2018 (quarta-feira)
Horário: das 16h às 18h

Atividade gratuita – Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 50 lugares.

Informações: (11) 5627.5393 - mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Sujeito à lotação.

Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.


Fonte: Página do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...