sexta-feira, 4 de maio de 2018

Ensaios sobre a Música Polifônica




A Livraria Lumen Christi do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro convida V. Sa. para o lançamento dos Ensaios sobre a música polifônica: vozes que iluminam o Ocidente. Publicado recentemente pela EdUFRJ, o livro de João Vicente Ganzarolli de Oliveira não é restrito a leitores da área de música; a intenção foi torná-lo acessível a pessoas de todas as áreas. Dentre outras coisas, o autor mostra que na polifonia religiosa ocidental as vozes produzem uma textura cujo brilho nos faz lembrar a que ponto as lendas podem emendar-se espontaneamente com os fatos, tornando sem resposta a pergunta sobre onde estes começam e onde aquelas acabam. O tecido narrativo da história é repleto dessas emendas invisíveis e insondáveis.

PS Um pequeno artigo, que é prévia do livro, está na página: http://www.aboamusica.com.br/2014/10/polifonia-onde-quando-como-e-por-que.html 

Título: Ensaios sobre a música polifônica
Subtítulo: Vozes que iluminam o Ocidente
Autor: João Vicente Ganzarolli de Oliveira
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 219
Preço: R$ 50,00
ISBN: 978-85-71-08429-2

Autor
JOÃO VICENTE GANZAROLLI DE OLIVEIRA é engenheiro cartógrafo formado pela UERJ, estudou música na Escola de Música Villa-Lobos e na Escola de Música da UFRJ, e dedicou-se às ciências humanas. Fez doutorado e pós-doutorado em estética literária. Além de Ensaios sobre a música polifônica, escreveu livros nas áreas de estética, filosofia da arte e estudos sobre a deficiência, dentre os quais A humanização da arte: temas e controvérsias na filosofia, Rio de Janeiro, Pinakotheke, 2006 (com prefácio de Godofredo de Oliveira Neto); Por que não eles? Arte entre os deficientes, São Paulo, Cidade Nova, 2007; Estética, vivência humana, Rio de Janeiro, Letra Capital, 2008. É docente e pesquisador do Instituto Tércio Pacitti da UFRJ.

Livraria Lumen Christi
Rua Dom Gerardo, 68 - Centro Rio de Janeiro RJ
Telefones: 55 21 2206-8283 e 2206-8327
lumen@osb.org.br
Próximo à Praça Mauá e à Estação São Bento do VLT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...