quarta-feira, 30 de maio de 2018

Autorizadas obras no Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro (AL)





(Imagem: Secom Marechal Deodoro)

O Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho de Marechal Deodoro receberá um novo Projeto Museográfico e de Segurança. A autorização para o início das obras foi assinada pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, pelo superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, pelo diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida e pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz, durante solenidade nesta terça-feira (29).

Em trâmite há cerca de três anos, o processo de execução foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após um pleito do Prefeito Cacau junto a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, em Brasília.

O espaço vai passar uma modificação na forma como serão expostas as peças, com expositores e divisões por conjuntos, a exemplo de sala do sino, sala da Paixão do Senhor, sala das Indumentárias e Objetos Litúrgicos, entre outros. O Museu passará por uma restauração na parte elétrica e será climatizado.

Além disso, também será executado um projeto de segurança com câmeras e sensores para proteger as peças já existentes e garantir o retorno de peças retiradas do museu por falta de segurança e receber novas peças. Veja aqui como vai ficar o Museu.

O projeto é do IPHAN e está avaliado em mais R$ 1,6 milhões de reais. De acordo com o prefeito Cláudio Filho Cacau, o projeto do museu vai fortalecer o turismo religioso do município, além de valorizar a história de Marechal Deodoro.

“É uma obra muito importante que vai fortalecer o turismo histórico e religioso em Marechal Deodoro. Essa nova roupagem vem abrir as portas da história de Marechal Deodoro, mostrar todo nosso acervo, que será ampliado. Nós queremos aproveitar esta obra e mudar a recepção, abrir um restaurante no Museu para que, além de ser mais uma opção e lazer no município, ser uma forma de sustento do Museu. Foi um pleito que, logo que assumi, fui em busca da aprovação junto ao Iphan, que sempre foi nosso parceiro e nós só temos a agradecer”, disse o prefeito.

Para o superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, a obra vai destacar o acerto do Museu, possibilitando aos alagoanos conhecem as belezas culturais e históricas do Estado.

Parceiro do município de Marechal Deodoro em diversas obras, o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, destacou que esta é uma das obras que estão ou serão realizadas na cidade.

“Temos uma parceria muito forte e esta é mais uma obra, que não só vai dar uma nova cara ao museu, como vai melhorar a estrutura elétrica, fica mais confortável para os visitantes. Mas estamos realizando também o Largo da Igreja Matriz, e estamos analisando os projetos das Igrejas do Amparo e do Rosário. Então estamos trabalho muito forte nessa parceria para fortalecer os turismo histórico e religioso de Marechal Deodoro”, disse o diretor.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz, destacou a importância da execução deste projeto para o Museu e para o município.

“Nós teremos um novo espaço e queremos que ele seja sustentável. Vamos colocar um café ou um restaurante para fazer com que o Museu também seja sustentável”, disse o Arcebispo.

*Secom Marechal Deodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...