domingo, 18 de fevereiro de 2018

Túmulo de Miguel Ângelo Buonarroti

Após a sua morte, em 18 de fevereiro de 1564, inicialmente Michelangelo Buonarroti foi enterrado na Basílica Romana dos Santos Apóstolos (Santi apostoli). No entanto, três semanas mais tarde, já no mês de março, o seu sobrinho Leonardo, embora com permissão do papa e por ordem do Duque Cosme de Médici, transferiram em segredo os seus restos mortais até à Basílica da Santa Cruz de Florença, tal como era desejo do artista. 
No entanto, solenes funerais foram celebrados na igreja em sua memória, sendo homenageado por muitos florentinos. O gênio deixou um importantíssimo legado artístico, principalmente nas cidades de Roma e Florença. Passando para se tornar o "Artista mais completo" de todos os tempos.
O sepulcro de Michelangelo Buonarroti foi planejado pelo seu amigo, arquiteto e biógrafo Giorgio Vasari, que se encarregou de todo o projeto, além da piedade (pintada ao fresco) que colocou sobre o busto do artista. A execução da obra foi confiada a Giovanni Battista Lorenzi, grande escultor Florentino, que, além de esculpir o busto de Miguel Ângelo (realizado a partir de sua máscara funerária), se encarregou também da escultura da esquerda, que simboliza a pintura. 
A estátua central, que representa a escultura, foi realizada por Valerio Cioli, e a da direita, que simboliza a arquitetura, foi esculpida por Giovanni Dell ' Opera.
O conjunto do monumento em si de compõe de dois triângulos equiláteros dispostos sobre uma fachada clássica de ordem romana decorada com belíssimos frescos cheios de anjos que zelam pela alma do artista, e que se lembram enormemente dos frescos da Capela Sistina pintada por Miguelangelo.
texto de Reis Gonzalez






❤️❤️




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...