sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Adoração dos Magos

Epifânia, onde comemora-se o  dia dedicado à chegada dos três Reis Magos à gruta do Menino Jesus, proponho alguns dos mais famosos culto criado pelos maiores artistas de todos os tempos.

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Adoração dos Magos - Sandro Botticelli

Certamente uma das mais belas adoração dos Reis Magos é Botticelli, construído em torno de 1475. É uma pintura a têmpera sobre madeira atualmente preservado no Uffizi em Florença. Foi encomendado por Gaspare di Zanobi del Lama, um cortesão da família Médici. Ele estava destinado para a capela privada do cliente localizado em Santa Maria Novella.





Adoração dos Magos - Leonardo da Vinci

Esta obra de Leonardo da Vinci foi pintado em óleo sobre madeira e têmpera entre 1481 e 1482 e está localizado no Uffizi. Foi encomendado pelos monges de San Donato um Scopeto e estava previsto para terminar em dois anos. O fato é que no verão de 1482 Leonardo partiu para Milão, deixando o trabalho inacabado e os monges, quinze anos mais tarde,  destinaram a Comissão de Filippino Lippi.





Adoração dos Magos - Filippino Lippi

Este é o trabalho que Filippino Lippi terminou 29 de março de 1496 para os frades de San Domenico em Scopeto. É uma placa pintada a têmpera visíveis na Galeria Uffizi. Durante o cerco de Florença, em 1529, a Igreja que abrigava a obra foi destruída e este trabalho passou a fazer parte das coleções do Cardeal Carlo de Medici. Na sua morte, ele passou diretamente nas coleções grão-ducal ou o núcleo histórico da Uffizi.

O Mantegna, Giotto, Lorenzo Monaco, Perugino e muitos outros têm se confrontado com a representação da Adoração dos Magos. São todas as obras valiosas e conhecidas.



Adoração dos Magos - Gentile da Fabriano

Um esplêndido exemplo do gótico internacional magistralmente interpretado por este artista. É uma pintura em têmpera e ouro sobre madeira que data de volta de 1423, que está agora no Uffizi. O quadro é, em grande parte ainda original e é a conclusão perfeita de uma grande obra. Ele foi contratado por Palla Strozzi, no momento em que a cidade mais rica era Florença. Ele estava destinado a decorar a nova capela em Santa Trinita que Ghiberti estava terminando. Durante pressões napoleônicas, foi transferido para um armazém em 1806 e depois de várias solicitações veio a ser da coleção Uffizi.

Texto traduzido e adaptado do site: Michelangelo Buonarroti è tornato

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