segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CONFERÊNCIA: “A INFLUÊNCIA DE ESTREMOZ NA ARTE RELIGIOSA PAULISTA DO SÉC. XIX NO BRASIL”


No próximo dia 5 de fevereiro, pelas 15h00, na Casa de Estremoz (Portugal), irá realizar-se uma conferência sobre a “Influência de Estremoz na Arte Religiosa Paulista do Séc. XIX no Brasil”, com o artesão brasileiro Magela Borbagatto.

Magela Borbagatto, nascido em Jacareí – São Paulo, é Artista Plástico Autodidata desde 1985. Trabalhou em projetos sócio educativos e sócio culturais, deu palestras sobre a arte popular brasileira na Universidade Católica de Valparaíso – Chile, participou, e foi premiado em vários salões de Presépios dos estados de São Paulo e Paraná, tendo também participado na exposição de “Presépios do mundo todo”, em Paris – França. Em outubro de 2013, foi considerado Mestre da Cultura Popular Brasileira, pelo Ministério da Cultura e em 2014 recebeu o título de “Cidadão Benemérito” do município de Jacareí.

Atualmente continua as suas pesquisas sobre “AS PAULISTINHAS – Imagens Religiosas do Vale do Paraíba no séc. XIX". Magela vai estar em Estremoz, durante 20 dias, a fazer pesquisa sobre as ligações históricas e técnicas do figurado “Paulista” com o figurado de Estremoz.
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e do Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz.


Fonte:Página do Municipio de Estremoz (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...