sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Após restauro, Catedral de Colon ressurge com toda beleza

Local de culto e, ao mesmo tempo, importante monumento, depois de mais de cinco anos de restauração, a Catedral de Colón, no Panamá reabre suas portas aos milhares de fiéis deste país da América Central.


Catedral da Imaculada Conceição, este é o seu nome. Sua construção foi iniciada em 1929 e terminada em 1934.

Ela se constitui numa das joias da arquitetura gótica da América Central e é considerada patrimônio da história do Panamá. Em 2011 ela teve que ser fechada para passar por um grande processo de restauração que agoira chega ao seu término.

Graças ao trabalho de hábeis artesãos da província de Colón, o restauro da Catedral da Imaculada Conceição, de estilo neogótico americano, foi integral e completo, abrangendo toda a estrutura, inclusive tetos, muros e escadas, paredes internas e externas. Foram empregados materiais originais, como mármore italiano nos pavimentos.

Já em 8 de dezembro de 2015, Dia da Imaculada Conceição, o lugar de culto foi reaberto, mesmo ainda faltando terminar mais de 30% das obras de reestruturação, informa a Agencia Fides.

Naquela ocasião, o Bispo da diocese de Colón e Guna Yala, Dom Manuel Ochogavia, disse:

"Hoje se inicia a vida dentro desta casa que é nossa, e isto deve marcar o compromisso de viver como se este templo não fosse uma casa bonita ou um museu a se admirar, mas uma realidade viva, animada pela fé dos fiéis".

Na última segunda-feira, 22 de fevereiro, concluíram-se definitivamente todas as obras que ainda faltavam ser terminadas:

Com pompa e majestade, a Catedral ressurge em toda a sua beleza.(JSG)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...