sábado, 24 de janeiro de 2015

Após 18 meses, Igreja de N. Sra da Vitória será reaberta neste domingo

Templo passou por reformas no altar, em pinturas seculares e lápides. 

Igreja é segunda mais antiga da país e foi tombada em junho de 2014.

Imagens e Textos Do G1 BA
Bahia (Foto: Divulgação)Igreja passou por restauração durante 18 meses
(Foto: Divulgação)
Após 18 meses em reforma, a Igreja Nossa Senhora da Vitória, situada na Praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador, será reaberta no domingo (25), com uma missa realizada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Construída no ano de 1561 pelos portugueses, a igreja é a segunda mais antiga do país e teve o tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em junho de 2014.
Segundo o consórcio responsável pela restauração da igreja, a reforma incluiu os afrescos, pinturas seculares, lápides em pedra, pia batismal, objetos de arte sacra, altar mor, forros da nave e telhado.
História
A igreja foi reformada algumas vezes e em 1910 teve sua fachada reformulada, com a incorporação de elementos de estilo neoclássico. Em sua fachada branca com frontão triangular greco-romano sobre colunas apresentam-se talhas, frisos, guirlandas e festões.
No interior do templo estão imagens barrocas do século XVIII, e suas paredes são adornadas com afrescos dos Passos da Paixão. Entre as obras de arte abrigadas pela igreja estão os trabalho de Joaquim Pereira de Matos Roseira (1789-1885).
Igreja Nossa Senhora da Vitória (Foto: Divulgação / Iphan)Igreja Nossa Senhora da Vitória é a segunda mais antiga do Brasil (Foto: Divulgação / Iphan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...