quarta-feira, 27 de março de 2013

Exposição no MusCap, em Caxias, resgata arte sacra anterior ao Concílio Vaticano II

Mostra de artigos que faziam parte da liturgia antes da década de 1960

Exposição no MusCap, em Caxias, resgata arte sacra anterior ao Concílio Vaticano II Porthus Junior /
Oito imagens sacras integram o acervo exibido Foto: Porthus Junior 
 
Tríssia Ordovás Sartori / Pioneiro
O Museu dos Capuchinhos (MusCap) inaugura nesta quarta (27/03), no início do expediente, a exposição O Sagrado na Fé, que faz um recorte na arte sacra anterior ao Concílio Vaticano II.

Tal movimento, realizado entre 1962 e 1965, durante o pontificado de João XXIII, propôs uma atualização da Igreja aos novos tempos. Quem não conheceu como eram os objetos, pode conferir o acervo dos freis.

— A liturgia da missa mudou, e a arte sacra também mudou de função — explica a museóloga Mirella Honorato, coordenadora do museu.

Entre as peças escolhidas para a exibição aparecem dois confessionários inteiros, um balaústre da Igreja de Garibaldi, oito imagens e 12 véus que cobriam o cálice. São mobiliários, estatuárias e paramentos confeccionados antes do concílio.

Alguns deles caíram em desuso com o objetivo de favorecer a aproximação e a maior participação dos fiéis nos rituais litúrgicos.

PROGRAME-SE
:: O que:
exposição de arte sacra O Sagrado na Fé:: Quando: abertura quarta, às 8h. Visitação até o final do ano, de terça a sexta, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h
:: Onde: Museu dos Capuchinhos de Caxias (Rua General Mallet, 189B — bairro Rio Branco)
:: Quanto: entrada gratuita
:: Atendimento em horários especiais ou agendamento para grupos devem ser solicitados pelo e-mail educativo@muscap.org.br  ou pelo telefone (54) 3220.9518

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...