(Monge artista responsável
pela ornamentação interna da Basílica de Nossa Senhora da Assunção –
Mosteiro de São Bento de São Paulo)
Charles Louis Gresnicht nasceu à 4 de
Novembro de 1877 em Utrecht (Holanda). Iniciou seus estudos em desenho
com o Prof. Van Geldorp, ainda muito jovem.
Em 1893 se apresentou na Abadia de
Maredsous na Bélgica, para se tornar monge, onde desenvolveu seu gosto
artístico. Depois de um ano foi enviado à Abadia de Beuron (Alemanha),
onde trabalhou sob direção de Dom Desiderius Lenz.
No ano seguinte partiu para Praga (atual
Republica Tcheca), onde os monges da “Escola Artística de Beuron”
começavam a ornamentar a igreja dos Beneditinos de São Gabriel. Teve aí
então, a oportunidade de se aperfeiçoar na arte religiosa e nas
diferentes técnicas da profissão. Após uma aprendizagem de dois anos,
aos 19 anos de idade, executou suas primeiras pinturas murais e, neste
meio tempo, aprendeu modelagem. Retornou ao Mosteiro de Maredsous em
1896 para fazer o noviciado sob o nome de irmão Adelbert, sendo admitido
à profissão monástica em 15 de Agosto de 1898.
Após os estudos filosóficos em seu
mosteiro, estudou teologia no Colégio Santo Anselmo, em Roma, quando
conheceu os tesouros artísticos da “Cidade Eterna” e das demais regiões
da Itália.
Foi nesta época que Dom Didier Lenz, o
mestre da “Escola Artística de Beuron” convidado pelo Abade Krug para
ornamentar a cripta de São Bento em Montecassino, pediu ao padre Abade
de Maredsous a autorização para que Dom Adelbert o acompanhasse, e a ele
é confiada, na cripta uma parte importante do trabalho que consistia em
uma frisa de mármore com cerca de trinta metros de comprimento e 1,30m
de altura na qual deveriam ser esculpidas personagens ilustres da Ordem
Beneditina que se dispunham em procissão ao túmulo de São Bento. Dom
Adelbert se ocupou também da ornamentação geral da cripta que foi
inaugurada solenemente no final do ano de 1913.
O então Abade do Mosteiro de São Bento
de São Paulo, Dom Miguel Kruse, após admirar a obra de Dom Adelbert em
Montecassino, solicitou sua colaboração para desenhar os planos de
ornamentação geral da igreja abacial que acabara de construir em São
Paulo. O jovem artista deveria consagrar dois anos a este trabalho, mas
poucos meses após sua partida estourava a 1ª guerra mundial. O Abade de
Maredsous, então, lhe determina ficar no Brasil e executar ele próprio
as ornamentações previstas.
São Também de sua autoria a ornamentação
da igreja de Santo Anselmo em Nova York (Estados Unidos da América), os
planos para construção dos seminários regionais para a Universidade
Católica de Pequin (China) e o monumento funerário do Papa Pio XI, nas
criptas vaticanas.
Fonte: Biblioteca do Mosteiro
Belíssima obra - só podemos repetir as palavras do Fra Angélico que nos diz: “para fazermos as coisas do Cristo é preciso pertencer ao Cristo”. O olhar cristão é o olhar do Cristo."
ResponderExcluiré a serenidade da Fé que se revela nesta obra de uma forma suave e bela.
Gratias Rodolfo Cristiano!
Realmente é muito bela. Chamou-me a atenção quando a conheci em São Paulo e não resisti e fotografei-a. Pretendo ter uma dessa em minha sala. Gostaria de mais informações sobre o significado e gestos. Aqui achei a primeira pista e ... quem tiver mais, sou muito grato. Eduoliguima@ig.com.br
ResponderExcluir