segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dom Adelbert Gresnicht (1877-1956)


(Monge artista responsável pela ornamentação interna da Basílica de Nossa Senhora da Assunção – Mosteiro de São Bento de São Paulo) 
Charles Louis Gresnicht nasceu à 4 de Novembro de 1877 em Utrecht (Holanda). Iniciou seus estudos em desenho com o Prof. Van Geldorp, ainda muito jovem.

Em 1893 se apresentou na Abadia de Maredsous na Bélgica, para se tornar monge, onde desenvolveu seu gosto artístico. Depois de um ano foi enviado à Abadia de Beuron (Alemanha), onde trabalhou sob direção de Dom Desiderius Lenz.

No ano seguinte partiu para Praga (atual Republica Tcheca), onde os monges da “Escola Artística de Beuron” começavam a ornamentar a igreja dos Beneditinos de São Gabriel. Teve aí então, a oportunidade de se aperfeiçoar na arte religiosa e nas diferentes técnicas da profissão. Após uma aprendizagem de dois anos, aos 19 anos de idade, executou suas primeiras pinturas murais e, neste meio tempo, aprendeu modelagem. Retornou ao Mosteiro de Maredsous em 1896 para fazer o noviciado sob o nome de irmão Adelbert, sendo admitido à profissão monástica em 15 de Agosto de 1898.

Após os estudos filosóficos em seu mosteiro, estudou teologia no Colégio Santo Anselmo, em Roma, quando conheceu os tesouros artísticos da “Cidade Eterna” e das demais regiões da Itália.

Foi nesta época que Dom Didier Lenz, o mestre da “Escola Artística de Beuron” convidado pelo Abade Krug para ornamentar a cripta de São Bento em Montecassino, pediu ao padre Abade de Maredsous a autorização para que Dom Adelbert o acompanhasse, e a ele é confiada, na cripta uma parte importante do trabalho que consistia em uma frisa de mármore com cerca de trinta metros de comprimento e 1,30m de altura na qual deveriam ser esculpidas personagens ilustres da Ordem Beneditina que se dispunham em procissão ao túmulo de São Bento. Dom Adelbert se ocupou também da ornamentação geral da cripta que foi inaugurada solenemente no final do ano de 1913.

O então Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Miguel Kruse, após admirar a obra de Dom Adelbert em Montecassino, solicitou sua colaboração para desenhar os planos de ornamentação geral da igreja abacial que acabara de construir em São Paulo. O jovem artista deveria consagrar dois anos a este trabalho, mas poucos meses após sua partida estourava a 1ª guerra mundial. O Abade de Maredsous, então, lhe determina ficar no Brasil e executar ele próprio as ornamentações previstas.

São Também de sua autoria a ornamentação da igreja de Santo Anselmo em Nova York (Estados Unidos da América), os planos para construção dos seminários regionais para a Universidade Católica de Pequin (China) e o monumento funerário do Papa Pio XI, nas criptas vaticanas.

2 comentários:

  1. Belíssima obra - só podemos repetir as palavras do Fra Angélico que nos diz: “para fazermos as coisas do Cristo é preciso pertencer ao Cristo”. O olhar cristão é o olhar do Cristo."
    é a serenidade da Fé que se revela nesta obra de uma forma suave e bela.
    Gratias Rodolfo Cristiano!

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  2. Realmente é muito bela. Chamou-me a atenção quando a conheci em São Paulo e não resisti e fotografei-a. Pretendo ter uma dessa em minha sala. Gostaria de mais informações sobre o significado e gestos. Aqui achei a primeira pista e ... quem tiver mais, sou muito grato. Eduoliguima@ig.com.br

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